Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vão decidir em Assembleia

TST faz proposta para tentar evitar greve nos Correios

Linha fina
Após duas propostas da direção da empresa, rejeitadas pelos trabalhadores, que apresentavam reajuste abaixo da inflação e perda de direitos, tribunal sugere aumento com base no INPC
Imagem Destaque
Foto: Arquivo/EBC

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) apresentou na terça 7, proposta de acordo entre trabalhadores dos Correios e a direção da empesa, condicionada à não realização de greve, conforme já decidido em assembleias.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

Em campanha salarial – a data-base é no mês de agosto–, a categoria havia anunciado paralisação após impasse nas negociações. Duas propostas foram rejeitadas pelos sindicatos. A nova proposta deve ser apreciada em assembleias que serão realizadas em todo o país na noite do dia 7.

A proposta feita pelo vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, prevê reajuste salarial com base na variação do INPC – o índice acumulado em 12 meses até julho que será divulgado no dia 8, pelo IBGE. Segundo ele, trata-se do "melhor resultado possível para os trabalhadores", pois se o caso for a julgamento poderia comprometer a manutenção de cláusulas sociais. Ele também espera aceitação por parte da ECT, considerando um "cenário de fragilidade" por parte dos trabalhadores.

"As primeiras assembleias começam por Bahia e Goiás. Os trabalhadores vão deliberar se aceitam a proposta ou deflagram greve. Por volta das 22h, 23h, terminam as últimas", disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Correios de Campinas e Região Mauro Ramos. O sindicato é filiado à Fentect, federação nacional dos trabalhadores da categoria.

Para Mauro, a sugestão do TST contém avanços. Uma das principais reivindicações da categoria é atendida: a manutenção do acordo coletivo.

seja socio