Pular para o conteúdo principal
Chapéu
28 de Agosto

Parabéns, bancárias e bancários!

Linha fina
Categoria, uma das mais fortes e organizadas do país, comemora seu dia, neste 28 de agosto, com direitos históricos assegurados por uma CCT nacional e com aumentos reais consecutivos desde 2004
Vídeo Youtube

A categoria bancária, uma das mais fortes e organizadas do país, comemora seu dia nesta quarta-feira 28 de agosto. Com acordo, fechado em 2018, válido em todo o território nacional, que manteve direitos históricos assegurados pela CCT mesmo diante um cenário de retrocessos, bancários e bancárias terão reajuste da inflação com aumento real garantido este ano, a exemplo do que ocorre desde 2004.

Além disso, a organização dos bancários foi fundamental na luta por direitos e em defesa da democracia no Brasil. Ao longo destes 96 anos de existência do Sindicato dos Bancários de São Paulo, a categoria se manteve atuante no cenário político, econômico e social.

“Somos uma das poucas categorias que, além de um acordo nacional válido por dois anos e mesa única de negociação com bancos públicos e privados, teremos este ano aumento real. Tudo isso é resultado de um histórico de lutas e conquistas da categoria junto ao Sindicato, entre elas a jornada de 6 horas, descanso aos sábados, VA, VR, PLR, 13ª cesta-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, licença-paternidade ampliada de 20 dias, igualdade de direitos para casais homoafetivos, instrumento de combate ao assédio moral, entre outras”, ressalta Ivone Silva, presidenta do Sindicato.   

O Dia do Bancário é comemorado desde 1951. Naquela ocasião, uma greve de 69 dias da categoria se tornou um marco na história da categoria bancária e resultou na criação de vários sindicatos pelo Brasil. 

Sessão de cinema

Nesta quarta-feira 28, o CineB, uma parceria do Sindicato com a Brazucah Produções, exibirá, em comemoração ao Dia dos Bancários, o documentário Fios de Alta Tensão, de Sérgio Gag, com um bate-papo após a sessão com o diretor e o produtor, Well Darwin. A projeção será no Auditório Amarelo da entidade (Rua São Bento, 413, pertinho do metrô São Bento), às 19h. É possível fazer a reserva de convites pelo e-mail [email protected].

 

 

seja socio