Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha Nacional 2020

Mais de 2 mil bancários participam de plenária virtual do Sindicato

Linha fina
Trabalhadores aprovaram propostas de mobilização da categoria diante da intransigência dos bancos, que se negam a apresentar propostas dignas para renovação da convenção coletiva de trabalho e dos acordos específicos mesmo com lucros expressivos e em meio à pandemia
Imagem Destaque
Arte: Fabiana Tamashiro

Em um cenário em que os bancos propõem reajuste salarial zero, redução da PLR e retirada de outros direitos, mais de dois mil bancários participaram de plenária virtual organizativa da Campanha Nacional 2020, realizada na noite de terça-feira 25, transmitida via YouTube, Facebook e Twitter do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Também terá assembleia virtual da categoria nesta quinta-feira 27 (veja link para participar aqui) para avaliar as propostas da Fenaban (federação dos bancos).

Por expressiva maioria, os bancários aprovaram as propostas de mobilização apresentadas na plenária, entre elas novas carreatas, paralisações de 10 e 20 minutos para os trabalhadores em home office em dias combinados; acender e apagar de luzes combinados com ações nas redes sociais; além de organização para a greve se a intransigência dos bancos continuar. Outras propostas sugeridas pelos bancários serão repassadas para os trabalhadores que se cadastrarem no WhatsApp do Sindicato (veja abaixo como fazê-lo). 

Bancários que se manifestaram na plenária ressaltaram a irresponsabilidade do setor, ao jogar a categoria para uma greve em um momento de pandemia, colocando em risco a saúde e a vida das pessoas, além de prejudicar o atendimento bancário.  

“Os bancos colocaram uma faca no pescoço da categoria: ir à greve em um momento de risco ou perder direitos históricos que vão afetar sua renda, seus compromissos. Os bancos sabem que os bancários estão fragilizados por todo o trauma que é enfrentar a covid-19, mas a categoria tem histórico de luta para brigar por seus direitos. Se não apresentarem proposta decente, os bancos estarão apostando no conflito. Eles podem sim atender as reivindicações da categoria”, afirma Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato.

Veja como foram as rodadas de negociação anteriores:

> Décima rodada: Fenaban mantém reajuste zero e PLR rebaixada
> Nona rodada: Fenaban insiste em retirada de direitos
> Oitava rodada: Bancos propõem reajuste ZERO
> Sétima rodada: Bancos querem retirar 13ª cesta e diminuir gratificação
> Sexta rodada: Fenaban propõe reduzir PLR dos bancários em até 48%
> Quinta rodada: Bancos apresentarão proposta na terça-feira 18
> Quarta rodada: Sindicato cobra implantação do canal a vítimas de violência
> Terceira rodada: Sindicato cobra da Fenaban melhorias para saúde dos bancários
> Segunda rodada: Bancários reivindicam manutenção dos empregos
> Primeira rodada: Sindicato negocia regulamentação do home office

Assembleias foram marcadas para quinta-feira 27 e sexta-feira 28 e serão decisivas para a Campanha. Nesta quarta-feira 26 será realizado encontro virtual com os empregados da Caixa, às 18h. Será transmitida pelo YouTube e Facebook do Sindicato.

Anote o contato do coordenador da regional mais próxima do seu local de trabalho ou do seu home office. Esta informação é importante no caso de a categoria entrar em greve. Os contatos estão abaixo

Reuniões virtuais por locais de trabalho: procure o representante do Sindicato para organizar no seu local, ou organize e envie as propostas para os dirigentes..

Norte: Marcos Amaral (Marquinhos) - [email protected] 
Leste: Marcio Vieira - [email protected]
Oeste: Francisco Pugliesi (Chico) - [email protected]
Centro: Thiago Vinicius - [email protected]
Osasco: Liliane Fiuza - [email protected]
Paulista: Valter San Martin - [email protected]
Sul: Roberto Paulino - [email protected]

Conecte-se ao Sindicato

Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.

Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no FacebookTwitterInstagramLinkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.

Nós também fizemos uma lista com perguntas e respostas sobre a campanha.

seja socio