Neste sábado 21, às 19h, o projeto CineB Solar na Janela - uma realização do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções, que utiliza energia renovável para exibição de filmes em paredes e telas de comunidades periféricas de São Paulo e da região metropolitana - promoverá uma sessão de cinema no Condomínio Vilage, na zona leste da capital paulista, com a exibição de cinco curtas-metragens nacionais. Outra sessão está marcada para o dia 27, também às 19h, no Condomínio Residencial Dom Luciano (Bloco D).
Os moradores destes dois conjuntos habitacionais - ambos localizados no bairro Fazenda da Juta, que recebeu a última sessão do CineB Solar na Janela em julho - poderão curtir a sessão de cinema das suas janelas, com áudio transmitido por ondas de rádio FM, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19.
“Ficamos super felizes em retornar à Fazenda da Juta, bairro que recebeu super bem o nosso projeto. Nossa equipe escolheu filmes que vão proporcionar reflexão e diversão aos moradores com todo o conforto e segurança que o momento exige”
Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB Solar Janela.
Entre os curtas-metragens que serão exibidos estão Um Café Com o Meu Avô Durval, da premiada cineasta Anna Muylaert (Mãe Só Há Uma e Que Horas Ela Volta?); Umbrela, de Helena Hilario e Mario Pece, que esteve na lista de qualificação ao Oscar; e Carne, de Camila Kater, que também figurou na qualificação para o Oscar. Completam a programação as obras O Gato Sem Bota, de Paula de Abreu, e Invenções de Akins, de Ulisver Silva.
Além da exibição de filmes, haverá sorteio de cem livros para os moradores, em ação realizada em parceria com a Letraria, coletivo focado na disseminação da leitura, arte e outras formas de cultura, que arrecada livros usados e distribui em bairros da cidade de São Paulo e em bibliotecas comunitárias.
Serviço:
Projeção do CineB Solar na Janela na Fazenda da Juta
Datas:
21 de agosto (sábado), a partir das 19h - Estacionamento do Condomínio Vilage (Rua Cimbidio, 60 – Jardim Sapopemba, Zona Leste)
27 de agosto (sexta-feira), a partir das 19h – Estacionamento Condomínio Residencial Dom Luciano – Bloco D – Rua André Thevet – Fazenda da Juta, Zona Leste
Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.
Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, a iniciativa se reinventou com novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.