"Na minha cabeça, quando comecei a militar, eu pensava assim: o trabalho no banco será para custear minha faculdade. Entrei na faculdade de Letras, em fevereiro de 1997, e em junho do mesmo ano, no banco Excel-Econômico. Imagina fazer mais uma pós-graduação e depois iria embora cuidar da minha vida. Mas eu fui ficando e ficando e olha eu dirigente sindical hoje (2023)”.
Essa história é de Erica de Oliveira, Secretária de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Ela é a personalidade de mais um capítulo da série O Sindicato é feito de pessoas.
Erica comenta que iniciou sua carreira no banco com 18 anos. Inicialmente no Excel-Economico, posteriormente incorporado pelo BBV (espanhol), que mais tarde viraria Bradesco. E relembra que seu contato com o movimento sindical só se deu quando, lotada na zona leste, foi convidada para um curso de formação.
Mesmo próxima do Sindicato, participando dos cursos de formação e militando na entidade, Erica comenta que não se via sendo dirigente sindical. Porém, com o passar do tempo e conhecendo mais sobre a luta coletiva, aceitou convite e entrou para o Conselho da Contraf-CUT, em 2006, foi liberada em 2007, e para a chapa do Sindicato em 2008, tornando sua rotina totalmente diferente daquela que tinha no banco.
Erica comenta com carinho sobre as conquistas do Sindicato no segundo governo Lula. Ela destaca que o trabalho não era fácil, com jornadas que duravam de 10h às 14h, havia muita luta, mas também muitas vitórias.
A secretária de Imprensa ainda fala sobre os desafios do Sindicato dos Bancários para os próximos 100 anos, especialmente após a pandemia, que acelerou a implementação do teletrabalho na categoria, da organização do movimento sindical para respeitar o legado e se atualizar para as novas tendências, e de como conduzirá a categoria bancária com o banco do futuro.
Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.
- Assista também aos trechos dos depoimentos de Ivone Silva, Neiva Ribeiro, Juvandia Moreira, João Vaccari Neto e Ricardo Berzoini, Maria Rosani, Luiz Claudio Marcolino, Ana Beatriz Garbelini, Lucimara Malaquias e Gilmar Carneiro.
- Assista ainda aos episódios da série História em Pílulas, também lançada em comemoração pelos 100 anos do Sindicato.