Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Por trabalho decente e um mundo melhor, trabalhadores se levantam no Congresso da UNI Global Union

Imagem Destaque
Líderes sindicais de todo o mundo, de pé, na abertura do Congresso da UNI Global Union


Foi realizada no final da tarde deste domingo, 27 de agosto, na Philadelphia, Estados Unidos, a cerimônia de abertura do 6º Congresso da UNI Global Union, sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo mundo, ao qual o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região é afiliado.

Sindicalistas de todo o planeta estarão reunidos até a próxima quarta-feira 30 para debater, trocar experiências e organizar a luta global pelo fortalecimento dos sindicatos; por igualdade para as mulheres; por uma economia justa e inclusiva; contra a desigualdade, o racismo e qualquer forma de discriminação; por saúde e previdência; por empregos dignos na era digital; pelos direitos dos jovens; por paz, direitos humanos e democracia; e por uma sociedade ambientalmente responsável. 

No Congresso, também será eleito o novo corpo diretivo da UNI Global Union.

Abertura

A cerimônia de abertura teve início com uma mensagem, transmitida em vídeo, dos sindicatos da Philadelphia, e seguiu com as falas do prefeito da cidade, Jim Kenney; do presidente do Philadelphia CLC (entidade sindical local), Danny Bauder; do atual presidente da UNI Global Union, Rubén Cortina; da presidenta internacional da SEIU (Sindicato Internacional dos Trabalhadores de Serviços), Mary Kay Henry; do presidente do UFCW (sindicato para trabalhadores do setor de varejo, serviços e hospitalidade, que atua no Canadá e EUA), Marc Perrone; e da presidenta da AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, maior federação de sindicatos dos EUA), Liz Shuler. 

"Assumimos o compromisso de continuar avançando com nossos afiliados - organizando, sindicalizando, assinando acordos globais e permanecendo em solidariedade por um mundo melhor", declarou o presidente da UNI Global Union, Rubén Cortina, na abertura do 6º Congresso da UNI Global Union.

Após as falas das lideranças sindicais mencionadas acima, os participantes do 6º Congresso da UNI Global Union puderam apreciar o espetáculo musical intitulado Uma viagem através da música americana. 

"Foi uma abertura emocionante, que mostrou o alinhamento dos trabalhadores do mundo todo por trabalho decente, sem assédio; por igualdade para as mulheres; por uma economia justa e inclusiva, com distribuição de renda; na qual a tecnologia esteja também a favor dos trabalhadores, e não só das megacorporações; e por uma sociedade ambientalmente sustentável. Neste 6º Congresso da UNI Global Union vamos trocar experiências com líderes sindicais de cada região do planeta, traçar nossas estratégias e sair da Philadelphia ainda mais preparados para fazer as mudanças que o mundo e os trabalhadores precisam", enfatizou a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Bernie Sanders

Bernie Sanders no 6º Congresso da UNI Global Union (Foto: Onur Bakir/Twitter)

A cerimônia de abertura do 6º Congresso da UNI Global Union foi encerrada com a fala do senador estadunidense, pelo estado de Vermont, Bernie Sanders. 

"A democracia é quando cada pessoa vale um voto. Não quando multimilionários compram e corrompem a política. Quando a concentração da propriedade e da renda é extrema, então tudo corre perigo", enfatizou Bernie Sanders

"Com toda a riqueza que existe, não é aceitável que tão poucos tenham tanto e tantos tenham tão pouco – e é o movimento sindical que vai provocar a mudança!", concluiu o senador estadunidense.

Durante a sua fala, Bernie Sanders defendeu ainda a redução da jornada de trabalho, sem perda salarial.

"São reivindicações como essa defendida hoje por Bernie Sanders, da redução da jornada, que os trabalhadores amadurecem localmente e que, a partir da nossa organização e da internacionalização das pautas, tornam-se debates e lutas globais. Nós, bancários, defendemos e já apresentamos como reivindicação na nossa última campanha nacional a jornada de trabalho de 4 dias, para assim termos mais tempo para viver, para ficar com a família, para o lazer, estudo, cultura e cuidados pessoais. O avanço tecnológico, a inteligência artificial, a robótica, se colocados a serviço de toda a sociedade, podem nos proporcionar isso", avalia Neiva Ribeiro.

Segunda-feira

O 6º Congresso da UNI Global Union segue nesta segunda-feira com a aprovação do seu regimento interno; a eleição para as Comissões de Credenciamento e Resoluções; premiações e homenagens; e debates sobre os temas "Estabelecer poder sindical para todos e todas" e "Igualdade para as mulheres através de negociações coletivas". 

seja socio