O novo episódio da série O Sindicato é feito de pessoas está cheio de histórias interessantes guardadas nas memorias de Marcelo Alves, que desde 1985 é funcionário do Sindicato dos Bancários de São Paulo e que contou algumas delas para o memorial dos 100 anos da entidade, completados em abril de 2023.
Ele falou sobre a criação de um sindicato quando era funcionário dos Correios, da ajuda de Luis Inácio Lula da Silva (Lula) - na época líder sindical - a organizar o movimento dos trabalhadores, da aproximação com o Sindicato dos Bancários e de quando veio o convite para trabalhar na entidade onde está há mais de 30 anos.
Marcelo Alves falou também sobre as particularidades das mobilizações e das greves da categoria bancária nos anos 1980, das áreas que hoje não existem mais como escriturário e caixas, das grandes mobilizações dos trabalhadores que paravam a cidade de São Paulo e a repressão da polícia contra o movimento grevista.
Assim como mudou o perfil da categoria bancária, Marcelo comenta sobre a mudança na abordagem e nos conteúdos ministrados por ele na formação sindical e do efeito ao ver nossas lideranças surgindo após esses encontros.
Ainda na entrevista, emocionado, Marcelo Alves contou sobre a relação da família com o Sindicato e com a formação sindical e de como a formação sindical e o Sindicato o ajudou a ser um pai presente e um avô ainda mais apaixonado pelos dois netos.
Alves relembrou também do período difícil enfrentados pela categoria bancária nos 1990, com o governo de FHC, dos bancários do bancos públicos Banco do Brasil e Caixa terem sidos retirados das negociações salariais e da ação dos bancários do Itaú para conquistar o vale-alimentação.
Quer continuar assistindo?
A entrevista não para por aqui. Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.
Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.
E assista aos episódios da série História em Pílulas.