Iniciou por volta das 10h40 desta quarta-feira 7, a sexta rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) dentro da Campanha Nacional dos Bancários 2024. Esta é a primeira mesa em que trabalhadores e bancos discutem as reivindicações da categoria para o reajuste salarial dos bancários 2024.
Reajuste bancários 2024
Os bancários reivindicam a reposição da inflação mais aumento real de 5% para salários, PLR e demais verbas e reajustes ainda maiores para os vales refeição e alimentação.
E os bancos podem valorizar os trabalhadores com aumento real: em 2023, os cinco maiores bancos lucraram R$ 108,6 bilhões, e apenas no primeiro trimestre deste ano, o lucro deles já cresceu 15,2%, totalizando R$ 29,2 bilhões, um reflexo da melhora na economia, com menor índice de desemprego, inflação em queda e leve redução no índice de endividamento das famílias.
Acompanhe mais informações sobre a mesa no nosso site e redes sociais.
Saiba como foram as mesas até agora
- a primeira mesa discutiu empregos;
- a segunda mesa debateu cláusulas sociais - em especial teletrabalho, tecnologia e jornada de 4 dias;
- a terceira mesa debateu igualdade de oportunidades.
- a quarta mesa foi sobre PCDs, neurodivergentes e segurança bancária
- e a quinta mesa foi sobre saúde e condições de trabalho
- Paralelamente, ocorrem também as mesas de negociação específicas para a renovação dos acordos da Caixa e do Banco do Brasil. Acompanhe essas negociações nas subhomes do BB e da Caixa.
Calendário de negociação
Agosto
7 e 13 – Cláusulas econômicas
20 – Em definição
27 – Em definição