Nesta quinta-feira 1, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região promoveu mobilizações - no âmbito da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, mobilização da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e acordos específicos - nas zonas leste, norte e na região da Avenida Paulista.
Adicione o Whats da Campanha Nacional dos Bancários (11 91024-4938)
Dirigentes do Sindicato dialogaram com os bancários, população e distribuíram um folder com informações e dados relacionados com as cláusulas econômicas da CCT, tema da próxima negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (federação dos bancos), que será realizada na quarta-feira, 7 de agosto.
Entre os principais reivindicações dos bancários na Campanha Nacional estão: o reajuste da inflação (INPC na data-base) mais aumento real de 5%; valorização do VA e VR; manutenção dos empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres; jornada de 4 dias; fim das metas abusivas; defesa dos bancos públicos; ampliação do teletrabalho e aumento da ajuda de custo; tecnologia em benefício também dos trabalhadores; e regulamentação do sistema financeiro.
Dia Nacional de Luta
Também nesta quinta-feira, o Sindicato promoveu mobilizações do Dia Nacional de Luta para defender melhores condições de trabalho, o fim das metas abusivas e do assédio moral institucionalizado, que adoecem a categoria.
As atividades ocorreram na Cidade de Deus, sede do Bradesco, em Osasco; e no Centro Tecnológico (CT), do Itaú, localizado na Mooca, zona leste da capital paulista.
Os protestos ocorreram em resposta à negociação sobre o tema, na qual a Fenaban negou o inegável: que as metas abusivas são responsáveis pela epidemia de adoecimentos na categoria bancária.