Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Nelson Ezidio: 'de 1978 pra cá, minha vida foi aqui e faria tudo de novo'

Imagem Destaque
Nelson Ezidio, cabelo grisalho e camisa cinza

No mais novo vídeo da série do Sindicato dos Bancários de São Paulo, O Sindicato é feito de pessoas, Nelson Ezidio, bancário do Itaú Unibanco e dirigente sindical, fala sobre o início da carreira no Banco Nacional até ser comprado pelo Itaú, de como era o trabalho de um dirigente nos anos 1980, e dos fatos marcantes.

Nelson Ezídio comenta sobre seus companheiros e como era o trabalho de um dirigente sindical nos anos 1980, em comparação com as demandas de 2024.

O dirigente relembra ainda do período em que os trabalhadores fizeram a assembleia na Praça da Sé, com pouca adesão da categoria e que repercutiu na mídia, além da forte repressão da polícia militar.

Nelson Ezídio comenta sobre as atividades que produziam para denunciar os assediadores nos locais de trabalho. Ele cita inclusive, sobre as sardinhadas que chamavam a atenção dos clientes e população ao redor do banco.

E pra finalizar, Nelson Ezídio ainda deixa mensagem para os novos dirigentes sobre o trabalho, sobre a opção de deixar a família para lutar pelo bem de todos, das lutas que precisarão ser abraçadas.

Quer continuar assistindo?

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio