Durante assembleia híbrida na última segunda-feira (26), os trabalhadores e trabalhadoras do Banco Digio aprovaram as propostas de Acordos Coletivos de Trabalho. Os itens deliberados foram:
- Programa Próprio de Participação nos Resultados para o exercício de 2024;
- Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, com vigência 2024/2026;
- Regime Especial de Compensação de Horas (Banco de Horas), Jornada de Trabalho Flexível e Benefício da Sexta-feira Curta, instrumento com vigência 2024/2026.
Ao longo da reunião realizada no local de trabalho, foram apresentadas as propostas e os detalhes de cada um dos acordos. A reunião teve participação expressiva, com muitos bancários tirando suas dúvidas.
Foi ressaltado ainda que os empregados do Bradesco Financiamento recentemente transferidos, que assumirão a Área de Consignados no Digio, terão seus cargos e salários preservados. Além disso, esses profissionais terão condições especiais no PPR (Programa de Participação nos Resultados) negociado com o Digio. Dessa forma, não haverá perdas para os trabalhadores e a entidade sindical estará acompanhando essa e as transferências futuras, já que um novo grupo também migrará no início de setembro.
O acordo de PPR foi negociado entre Sindicato e Banco Digio e possui muitas vantagens em relação ao acordo anterior, com aumento significativo no piso do programa e outras garantias. O pagamento da antecipação do PPR será realizado na sexta-feira, dia 30 de agosto. A segunda parcela será paga até 1º de março de 2025.
Em relação ao acordo de ponto eletrônico e de banco de horas – com jornada flexível e o benefício da Sexta-feira Curta – mantém-se as mesmas regras, já que o retorno sobre esses instrumentos foi positivo, segundo os trabalhadores. No entanto, alguns empregados recém-contratados precisam entender melhor o funcionamento do sistema alternativo eletrônico de controle de jornada, bem como do modelo de compensação de horas, de modo a usufruir corretamente e gozar das folgas ou receber pelas horas extraordinárias com adicionais superiores ao que prevê a legislação.
"Mais uma vez, o diálogo e a negociação coletiva conduzida pelo Sindicato se mostraram eficientes na garantia de melhorias. É por esse caminho que o Sindicato, juntamente com os trabalhadores, consegue obter resultados importantes. Por isso, é importante que todos e todas sigam participando ativamente das atividades sindicais."
Alexandre Bertazzo, dirigente sindical e bancário do Bradesco.
O Sindicato dos Bancários agradece a participação dos bancários e bancárias. A entidade seguirá em contato com os trabalhadores, mantendo e fortalecendo os laços da representatividade. Caso tenha dúvidas, sugestões ou denúncias, não deixe de contatar os canais de comunicação do Sindicato.