Pular para o conteúdo principal

Bancários do Itaú definem propostas para o Encontro Nacional, que ocorre em 22 de agosto

Imagem Destaque
Valeska Pincovai, diretora executiva do Sindicato; Aline Molina, diretora executiva do Sindicato e presidenta da Fetec-CUT/SP; e Sergio Francisco, dirigente do Sindicao; no Encontro Estadual dos Bancários do Itaú

Nesta quinta-feira 7, foi realizado na capital paulista o Encontro Estadual dos Bancários do Itaú. Durante todo o dia, foram debatidos os desafios enfrentados pelos trabalhadores do banco e definidas as propostas e debates que serão levados para o Encontro Nacional dos Bancários do Itaú, que será realizado em 22 de agosto.

O Encontro Nacional dos Bancários do Itaú ocorrerá na mesma data do primeiro dia da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que segue até o dia 24 de agosto. Anteriormente, no dia 16 de agosto, será realizada a 27ª Conferência Estadual dos Bancários.

O Encontro Estadual dos Bancários do Itaú teve início com falas de abertura de Aline Molina, diretora executiva do Sindicato e presidenta da Fetec-CUT/SP; e Valeska Pincovai, também diretora executiva do Sindicato.

Na sequência, foi realizada uma apresentação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), na qual foram apresentados dados sobre o fechamento de agências, realocação, tecnologia e inteligência artificial. A programação da manhã seguiu com uma analise de conjuntura, conduzida pelo cientista social e professor Moisés Marques. 

A programação da parte da tarde foi iniciada com a Mesa de Debates e Elaboração de Propostas; seguida pela mesa de Saúde; e o encerramento do Encontro Estadual dos Bancários do Itaú.

“O Encontro Estadual dos Bancários do Itaú foi de extrema importância para fortalecermos nossa luta em defesa dos direitos, por novas conquistas e valorização. Hoje enfrentamos um cenário com fechamento de agências pelo Itaú; terceirização; o avanço da tecnologia, especialmente da inteligência artificial, e seus impactos nos empregos e relações de trabalho; o adoecimento dos bancários; entre muitos outros desafios”, diz o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú, Sergio Francisco.

“Mesmo que neste ano não negociaremos com os bancos cláusulas econômicas e a nossa CCT como um todo, temos as mesas de negociações permanentes. Portanto, é necessário que nós, bancários e bancárias, estejamos alinhados nas nossas estratégias para enfrentarmos os desafios que temos pela frente. Vamos levar nossas propostas e debates para o Encontro Nacional dos Bancários do Itaú com este espírito. Defender os direitos, empregos, a saúde e as condições de trabalho dos bancários, e sempre avançar para novas conquistas”, conclui Sergio.  

Encontro Estadual dos Bancários do Bradesco. Ao centro, a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro (Foto: Seeb-SP)

Confira as propostas e debates aprovados no Encontro Estadual dos Bancários do Itaú, que serão levados ao Encontro Nacional, no dia 22 de agosto:

  • Emprego - Debater critérios usados para o fechamento de agências
  • Realocação - Criação de uma Central de Realocação
  • Programas próprios e GERA
  • Impactos no emprego e as novas tecnologias
  • Segurança Bancária
  • Plano de saúde
  • Saúde e Condições de Trabalho
seja socio