
Dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região participaram da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), em Brasília, e ajudaram na aprovação de 500 propostas que visam assegurar que o trabalho seja sinônimo de saúde, dignidade e valorização.
O evento realizado pelo Ministério da Saúde ocorreu de 18 a 21 de agosto e recebeu mais de 4 mil participantes entre eles 2.800 delegados e delegadas de todo o país, palestrantes, visitantes e apoiadores.
Silmara da Silva, bancária do Santander e dirigente sindical destacou que o evento foi mais um oportunidade de discutir e propor melhorias para a saúde de todos os trabalhadores entre eles, da categoria bancária.
“Participar da Conferência reforçou o quanto políticas públicas de saúde do trabalhador precisam refletir nossa realidade, com ações concretas que protejam, previnam e valorizem quem está na linha de frente diariamente”, destacou a delegada presente no evento.
Entre os principais pontos debatidos: os impactos da pandemia na saúde laboral; novas formas de adoecimento ligadas às transformações nas relações de trabalho; fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a participação popular e controle social.
