Pular para o conteúdo principal

Bancários participam da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio

Imagem Destaque
Bancários na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio

Foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Brasília, treze anos após a sua última edição, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio. O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região esteve representado por sua dirigente Silmara da Silva.

A Conferência teve como tema central “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, e debateu propostas para a Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a saúde mental.

Tiveram destaque nos debates a luta antimanicomial; o fim das comunidades terapêuticas; a defesa do SUS e melhorias para seus usuários.

“É de extrema importância os bancários estarem inseridos, representados e atuantes nos espaços de debate sobre saúde mental, uma vez que a nossa categoria enfrenta uma verdadeira epidemia de adoecimentos relacionados com transtornos mentais como burnout, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. Consequência do modelo de gestão praticado pelos bancos, fundamentado na cobrança absurda por metas abusivas e assédio moral”, avalia Silmara da Silva.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde NS e pelo Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, a conferência reuniu cerca de 2 mil pessoas.

seja socio