Rede Brasil Atual
19/9/2016
São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC iniciou, na sexta-feira 16, um treinamento de formação para ajudar os trabalhadores a assumirem as operações da fábrica da Karmann-Ghia em sistema de autogestão. A ideia é transformar a empresa em uma cooperativa.
> Vídeo: assista à reportagem de Michele Gomes, no Seu Jornal, da TVT
A fábrica é reconhecida na região por contar com trabalhadores altamente qualificados em suas especialidades, que teriam condições objetivas de assumir a gestão e retomar a produção caso vençam as pendências jurídicas e financeiras que paralisaram a empresa que afetam a vida dos cerca de 300 funcionários e suas famílias.
O sindicato já entrou com pedido de falência na Justiça com objetivo de garantir prioridade ao pagamento das dívidas com os trabalhadores. "Nós queremos é que haja o pedido de falência, isso assegura o direito dos trabalhadores da massa falida e também junto com o pedido de falência, obter do juiz, a autorização para que haja um arresto do imóvel e das máquinas, para que a gente consiga voltar a operar. A partir dessa decisão a gente vai ter condições de registrar a cooperativa, voltar a operar", explica o presidente do sindicato, Rafael Marques.
Durante os treinamentos, os trabalhadores participarão de várias atividades e seminários para entender o cooperativismo e a viabilidade de transformar a Karmann-Ghia em um empreendimento solidário. Para o sindicato, a empresa pode servir de exemplo para outras da região que estão passando por esse processo. O entendimento de que os trabalhadores se tornam "patrões e trabalhadores ao mesmo tempo" passa pelo aspecto educacional e pela formação de uma cultura solidária.
Linha fina
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na Grande São Paulo, iniciou treinamento para ajudar funcionários a assumirem as operações da fábrica. Ideia é transformar a empresa em uma cooperativa
Imagem Destaque