Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sem clareza

Sindicato não vê clareza em processo para alteração do estatuto da Funcef

Linha fina
Por não concordar com o procedimento, os representantes dos trabalhadores optaram por não participar nesse momento
Imagem Destaque
Montagem: Thiago Akioka

‘Mudanças no estatuto da Funcef devem ser amplamente debatidas e aprovadas pelos participantes’. Isso é o que consta no item 52, dentre as reivindicações aprovadas no 34º Conecef no que se refere à Saúde e Funcef dos empregados da Caixa Econômica. Porém, a instituição está com processo de revisão do estatuto aberto até o dia 16 e não está respeitando as resoluções do último congresso.

O dirigente sindical Valter San Martin explica que várias entidades foram comunicadas dessa revisão do estatuto, mas ao perceber que não havia transparência no processo, o Sindicato decidiu não participar. Segundo ele a redação de alguns itens chamou a atenção do movimento sindical por atingir diretamente a participação deles nos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Dentre as mudanças, há uma que proíbe a participação de algum integrante caso tenha sido membro de partido político ou participante de estrutura decisória de campanha política. Para o dirigente, esse item está alinhado com o PL 268/16 que, em breve pode ser votado, e altera a governança dos fundos de pensão e os associados deixariam de ter metade dos conselheiros fiscais e deliberativos em todos os fundos de pensão de estatais brasileiras incluindo a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil. E que, além disso, essa maneira dificulta a participação de representantes experientes nos conselhos.

Outro item que teve destaque se refere a não ser mais possível a inscrição de chapa para concorrer aos pleitos. O dirigente acredita que um grupo que concorre em uma chapa deva ter os pensamentos alinhados e o que o banco propõe é o contrário, o que poderá gerar uma quebrar lógica de pensamento daqueles que defendem os interesses dos trabalhadores e que foram escolhidos para compor uma chapa.

> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Não está claro o que será alterado, nem quantas mudanças o estatuto terá”. Também não estão sendo debatidas com o movimento sindical e nem com os participantes como será a redação do novo texto. Diante disse, segundo San Martin, o Sindicato continuará cobrando maior transparência por parte da direção da Funcef.

seja socio