Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Assédio moral

Flores, demissão e humilhação no Santander

Linha fina
Sindicato cobra posicionamento do superintendente de rede após bancária com mais de 30 anos de serviços ao banco ser demitida de forma vexatória na frente de colegas e clientes de agência na regional norte
Imagem Destaque
Arte: Marcio Baraldi

Uma bancária com mais de 30 anos de trabalho prestados ao Santander recebeu no mesmo momento um buquê de flores e sua carta de demissão. A situação desrespeitosa foi presenciada por colegas e clientes de uma agência bancária na zona norte de São Paulo e motivou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região a cobrar uma reunião com o superintendente da rede SP Metropolitana.

 Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Santander
Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Quando uma demissão ocorre, ela tem de respeitar a privacidade e a dignidade da pessoa que vai ser demitida. Uma demissão por si só já é um processo doloroso e difícil e não pode de forma alguma ser um momento discriminatório e humilhante”, afirma o dirigente sindical e bancário do Santander Gilberto Campos.

Na reunião realizada nesta segunda-feira 9, o superintendente de rede reconheceu o excesso e se comprometeu a combater situações semelhantes.

Os representantes dos trabalhadores também cobraram respostas para as denúncias recorrentes de cobranças de metas abusivas e assédio moral na regional norte.

“O superintendente de rede respondeu que um banco é um local para se ganhar dinheiro, mas os fins não justificam os meios, o trabalho não pode ser excruciante. Os processos podem ser prazerosos e construtivos e, principalmente, devem preservar a sanidade e a saúde dos trabalhadores. Mas infelizmente é cada vez mais evidente que não só nessa regional, mas em todo o Santander a saúde dos trabalhadores não é levada em consideração”, afirma Gilberto.

Denuncie casos de assédio moral ao Sindicato

O Sindicato possui um canal de denúncia contra assédio moral. As denúncias também podem ser feitas diretamente a um dirigente, pela Central de Atendimento (11 3188-5200) ou pelo WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é absoluto. 

seja socio