Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Na rua!

Sindicato faz atividade no Radar Santander para cobrar respeito

Linha fina
Banco espanhol vem retornando bancários que estavam em home office, mesmo tendo se comprometido com o contrário
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região esteve nesta quinta-feira 10 no Radar Santander para cobrar respeito com os trabalhadores brasileiros. O banco espanhol vem convocando trabalhadores para retornar do home office poucos dias após se comprometer em mesa de negociação que não iria tomar este tipo de medida.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos bancários do Radar Santander já estão novamente trabalhando de forma presencial, mesmo sem grandes alterações no quadro de crise sanitária provocada pelo coronavírus. Em alguns departamentos, a ocupação já chega a 100%.

“Este tipo de postura compromete o distanciamento social, colocando bancários e seus familiares em risco. Já entrei em contato com o RH do banco para pedir esclarecimentos sobre a segurança dos funcionários, questionando o que muda nas normas de segurança além do uso de máscaras, uma vez que a ocupação já está quase como antes da pandemia”, disse o dirigente sindical Antonio Bugiga, ressaltando que praticamente apenas os bancários em grupo de risco ficarão em home office. “O banco havia assumido o compromisso para não cobrar o retorno, mas não cumpriu. Uma negociação só tem sentido se houver confiança de ambas as partes”, criticou.

Radar Santander: Sindicato cobra respeito

Durante a atividade, os representantes dos trabalhadores dialogaram com bancários que trabalham no local e tiraram dúvidas sobre o retorno do home office e outros pontos debatidos ao longo da Campanha Nacional.

“Respondemos por 30% do lucro global, e o banco vem dia a dia tendo essa postura de desrespeito. Desrespeitar o processo de negociação não significa que ele está desrespeitando o Sindicato apenas. Significa que está desrespeitando cada um de vocês que construíram esse lucro ano após ano”, disse a dirigente sindical Lucimara Malaquias durante a atividade.

Bugiga também lembrou que a organização dos trabalhadores junto ao Sindicato é responsável por uma série de conquistas que os trabalhadores podem usufruir cotidianamente.

“Mesmo quando o bancário não vê o Sindicato, estamos lutando pelo trabalhador: seja utilizando o vale-refeição no almoço, seja usufruindo da licença-maternidade: em todos esses casos houve atuação sindical”, completou.

Bancário do Radar Santander, fale com o Sindicato

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio