Pular para o conteúdo principal
Chapéu
'Economia de Francisco'

Jovens se reúnem com Papa Francisco para debater modelo econômico

Imagem Destaque
Imagem mostra participantes do 'Economia de Francisco' no auditório lotado que sedia o evento

Cerca de 700 jovens de mais de 100 países estão reunidos na cidade de Assis, na Itália, a convite do Papa Francisco, para debater a construção de um modelo econômico pautado na inclusão, justiça social e cooperação.

Dentre os principais temas debatidos no evento “Economia de Francisco” estão finanças para a humanidade, negócios para a paz; economia do cuidado; agricultura e justiça.

O Brasil tem a segunda maior delegação do encontro, e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região está representado por Lucimara Malaquias, secretária executiva de Estudos Sócio-econômicos (Sese) da entidade e presidenta de Juventude da Uni Américas.

O evento é palco de debates, apresentação de projetos e palestras de pessoas com contribuição reconhecida para a economia, dentre eles, da indiana Vandana Shiva, filósofa, física, ecofeminista, ativista ambiental, diretora da Fundação de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Ecologia, e uma das líderes e diretoras do Fórum Internacional Sobre Globalização; e o economista Stefano Zamagni, membro da Human Development and Capability Association e presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. No sábado 24 está confirmada a presença do Papa no evento.

“A construção de uma economia justa e sustentável passa pela geração de empregos decentes, e é fundamental incluir a perspectiva dos trabalhadores, já que somos nós que geramos riqueza no planeta”, diz Lucimara.

A América Latina teve intervenções importantes no evento e também ao longo dos três anos no desenvolvimento e implantação de projetos de sustentabilidade.

“O ‘Economia de Francisco’ busca ser um espaço de escuta, partilha e justiça, por meio do qual queremos transformar e sermos transformados pelo processo de construção”, afirma Lucimara.

seja socio