Assista acima ao documentário Bancários 1985: a greve que mudou a história do país, uma produção da Contraf-CUT que celebra os 40 anos da primeira greve nacional de uma categoria após a ditadura.
O filme conta a história da paralisação dos bancários - ocorrida em 11 e 12 de setembro de 1985, em contexto de elevada inflação - que mobilizou mais de 500 mil trabalhadores e parou o sistema financeiro.
Com apoio da CUT, fundada em 1983, que foi essencial na articulação dos sindicatos bancários e da militância nacionalmente, a greve de 1985 ganhou apoio da opinião pública e foi vitoriosa ao conquistar reajuste salarial de 90,78% e antecipação de 25% diante da inflação, que na época corroía a renda dos trabalhadores em 10% ao mês.
Além dos ganhos imediatos da paralisação, a greve de 1985 forjou grandes dirigentes sindicais e deixou como legado a mobilização dos bancários em torno de suas entidades e a unidade nacional da categoria.
“O que aprendemos com a trajetória dos nossos companheiros no passado faz parte das nossas estratégias de luta diária para melhorar a rotina dos bancários nos locais de trabalho, nas cidades onde vivem, no nosso país. Nossas armas seguem sendo a organização, a união, a criatividade, o respeito à democracia, para garantirmos avanços e um futuro melhor para os trabalhadores”, destacou a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, em entrevista para a TVT News.
Sessão solene na Alesp
Nesta sexta 19, às 10h, por iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP), será realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a sessão solene “Greve de 85: 40 anos de luta e resistência”.
“A greve de 1985 mostrou a força da unidade da classe trabalhadora e como a organização coletiva pode transformar realidades. Ao celebrarmos seus 40 anos, reafirmamos que a luta por direitos continua atual e necessária. É uma homenagem à resistência dos bancários e também um chamado para que novas gerações sigam firmes na defesa da democracia e da justiça social”, enfatizou o deputado Luiz Carlos Marcolino em entrevista para a TVT News.
