Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Outubro

Mês decisivo para reforma estatutária do Banesprev

Linha fina
Fundo de seguridade social dos funcionários do Banespa, hoje Santander, tem até dia 23 para cumprir exigências em relação à reforma estatutária, sob pena de arquivamento do processo; alteração foi rejeitada pelos participantes em janeiro
Imagem Destaque
Foto: Afubesp

São Paulo - O Banesprev tem até 23 de outubro para cumprir exigências da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) em relação à reforma estatutária, sob pena de arquivamento do processo. Este assunto precisa de aprovação da assembleia, mas a realizada em janeiro rejeitou a totalidade das alterações. A matéria é da Afubesp.

Desde o final de 2015, estamos resistindo às tentativas de exclusão dos poderes deliberativos de nossa assembleia de participantes do Banesprev e diminuição de representantes nos colegiados do fundo, por parte do Santander, que usa para suas antigas pretensões um parecer equivocado da Previc .

No primeiro momento o processo foi suspenso por 12 meses, quando a Afubesp e o Sindicato conseguiram provar o perigo de uma interpretação distorcida, por parte da superintendência responsável por cuidar da guarda dos direitos dos participantes, mas que, em suas determinações, poderia levar a grandes perdas de direitos e até mesmo a sua dissolução do fundo.

Vencido o prazo (final de 2016), o banco aprovou – com a maioria de votos que possui no Conselho Deliberativo – a exclusão de praticamente todos os poderes de nosso órgão máximo de gestão, mantendo apenas as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Porém, para levar a cabo suas pretensões, os participantes necessitariam referendar em assembleia a decisão do Conselho Deliberativo. Ou seja: “a assembleia de participantes necessita autorizar a retirada de seus direitos”. Devido a grande união de todas as associações de banespianos e sindicatos de bancários de todo o país, o banco não conseguiu o que queria.

O encontro ocorrido em 28 de janeiro de 2017, rejeitou praticamente por unanimidade (6.512 de 6.514 votos, ou 99,97% pela rejeição) a proposta inteira de alteração estatutária (foto acima), posteriormente referendada pela Previc, exigindo a necessidade de ata com aprovação dos participantes para que a entidade seja administrada apenas pelo Santander.

O prazo para cumprimento das exigências da Previc se encerrou em 20 de julho, o que obrigou o Banesprev a solicitar a prorrogação automática do prazo por 60 (sessenta) dias úteis. A Previc concedeu prazo até 23 de outubro, sob pena de arquivamento do requerimento.

seja socio