O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realiza semanalmente encontros com os empregados da Caixa. Essas reuniões, nas quais se discutem assuntos importantes para os trabalhadores, são uma prerrogativa da entidade e um direito dos empregados, sendo previstas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do banco.
Esse direito é tratado na cláusula 45 do ACT, com a seguinte redação: “Ficam asseguradas reuniões de natureza sindical, no local de trabalho, que serão realizadas em conformidade com as condições estabelecidas em comum acordo entre a Gerência da Unidade e o representante da entidade sindical local”.
“O ACT é claro: os encontros com dirigentes sindicais são um direito dos empregados, e são fundamentais para a organização dos trabalhadores. Portanto, nenhum tipo de limitação deve ser interposta entre o empregado e a reunião com o Sindicato, e qualquer impedimento será considerado abuso e deve ser denunciado à entidade”, diz o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Dionísio Reis (veja telefones e links de contato com o Sindicato abaixo).
Dionísio destaca que, por conta da pandemia, essas reuniões estão ocorrendo por videoconferência. “Não deixamos de promover essas plenárias nem durante a pandemia de coronavírus. Só que elas estão sendo feitas de forma virtual, seguindo as recomendações de segurança. Se o empregado estiver encontrando dificuldade técnica de participar da reunião virtual, deve nos procurar e informar.”
As reuniões são feitas nos horários indicados pelos empregados. Como parte deles está em home office, e parte trabalha presencialmente nas agências, principalmente no pagamento do auxílio-emergencial, as reuniões têm ocorrido após o atendimento ao público, entre 15h e 17h. “Quem quiser participar ou solicitar uma reunião do seu local de trabalho, deve preencher o formulário que disponibilizamos aqui”, acrescenta o dirigente (veja o formulário ao final da matéria).
As plenárias ocorrem por região ou por área do banco, e nelas são discutidas pautas de grande relevância no cotidiano dos empregados. “Entre os principais assuntos estão: condições de trabalho; questões do dia a dia das unidades; defesa da Caixa enquanto banco público; nosso atual embate com a MP 995, que visa privatizar o banco; Saúde Caixa e Funcef; e a eleição dessa importante entidade para a organização dos empregados que é a Apcef/SP, que ocorrerá no dia 28 de outubro, no meio dessa pandemia sem precedentes nas últimas décadas e do pagamento do auxílio-emergencial. Além disso, esclarecemos dúvidas que o empregado possa ter sobre esses assuntos. Ou seja, discutimos questões fundamentais para a organização dos trabalhadores da Caixa. Portanto, não deixe de participar”, destaca.
Entre em contato com o Sindicato
> Central de Atendimento - você pode falar com o Sindicato via chat ou solicitação via formulário; ou ainda pelo telefone: (11) 4949-5998 ou (11) 975937749 (whatsapp)
> Redes Sociais – você também pode contatar o Sindicato via redes sociais: Facebook e Twitter
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.
Quer solicitar uma reunião com o Sindicato? Preencha o formulário abaixo:
Crie seu próprio questionário de feedback de usuário