Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1990: Fernando Collor é eleito e confisca poupança

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários em greve contra o plano cruzado e confisco da poupança

Neste episódio do História em Pílulas chegamos ao desastroso Plano Collor.

Com inflação alta e a eleição de Fernando Collor, o cenário político do Brasil ficou instável, com o desemprego em alta, confisco da poupança e overnight.

Para o Sindicato dos Bancários, o plano de governo iria desencadear desemprego para a categoria bancária e desestabilização da economia, além de confusão na gestão de logística dos bancos.

Em junho, 300 mil bancários em escala nacional entraram em greve e até chegaram a acatar a proposta de 20% de antecipação, a luta seguia.

Governo, imprensa e patrões criminalizaram a CUT, prevendo nova onda de protestos e greves e jogando sobre a entidade a culpa pela economia ruim.

Em setembro, os bancários entraram novamente em greve. A Campanha tinha como tema "Essa Primavera é nossa" e os bancários distribuíram flores nas ruas para a população. A categoria afirmava à sociedade que quem inviabilizava a economia era o governo.

Quer saber como terminou aquele ano? Veja o vídeo completo abaixo.

A série História em Pílulas faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana. 

seja socio