Pular para o conteúdo principal

Banco Modal: Após aquisição pela XP, trabalhadores são prejudicados

Imagem Destaque
Ilustração de um bancário enfurecido, com o logo da XP ao lado

Recentemente, o Banco Modal foi comprado pela XP. Desde então, indignados, os trabalhadores procuraram o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região para denunciar os problemas que estão enfrentando.

Transferências

Uma das denúncias diz respeito a transferência de trabalhadores do banco para a XP Corretora, o que acarretou na perda de direitos da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.

Além disso, os trabalhadores denunciam que não possuem controle de ponto e, frequentemente, fazem horas extras e não recebem o devido pagamento.

PLR

Trabalhadores do Modal também denunciaram que não receberam a PLR em março, referente ao exercício de 2022.

Em 2023, o banco não teve lucro no primeiro semestre e, por isso, ficou desobrigado do pagamento da antecipação da PLR. Porém, em 2022 apresentou lucro e, por essa razão, deveria ter creditado a PLR para todos os empregados até 1º de março, conforme previsto na CCT, o que não ocorreu.

Desligados

Já os empregados desligados do banco queixam-se do fato do banco não ter disponibilizado qualquer canal de comunicação, deixando todos sem informações.

Procure o Sindicato

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região está buscando contato com o Banco XP para cobrar esclarecimentos sobre as transferências para a corretora; a questão do controle de ponto e ausência do pagamento pelas horas extras; o crédito da PLR referente ao exercício de 2022; e a situação dos desligados.

A entidade orienta que os trabalhadores que não receberam a PLR em março, referente ao exercício de 2022, e os trabalhadores que estão tendo seus direitos desrespeitados, procurem o Sindicato. Quanto mais informações forem reunidas sobre os problemas no banco, mais efetiva será a atuação sindical junto ao mesmo.

O Sindicato recentemente aperfeiçoou seu Canal de Denúncias, que garante total sigilo e retorno efetivo para cada caso. O bancário pode também entrar em contato por meio da Central de Atendimento remota, por chate-mail e WhatsApp, ou ainda pelo telefone 3188-5200.

seja socio