São Paulo – Caixa Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e HSBC tiverem algumas de suas agências autuadas após fiscalizações realizadas pela Fundação Procon-SP. O motivo foi o tempo excessivo de demora no atendimento aos clientes, constatado por fiscais do órgão em 21 agências da capital, durante a chamada "Operação Fila em Banco", que visitou 116 unidades bancárias.
De acordo com o Procon, os fiscais avaliaram a quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, terminais existentes e em operação no autoatendimento e presença de orientadores nos caixas eletrônicos. A operação foi feita em dias de pico e de movimento normal nos bancos.
Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Márcio Marcucci, além do que determina o Código de Defesa do Consumidor, os fiscais também se basearam no compromisso assumido pelas empresas com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que estabelece 30 minutos como tempo máximo de espera pelo atendimento em guichês entre os dia 1º a 10 de cada mês, período de mais movimento nas agências.
Faltam funcionários - O diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi ressalta que o número insuficiente de trabalhadores é um dos principais motivos para a demora no atendimento. “Temos reivindicado que as instituições financeiras criem novos postos de trabalho. Essas autuações revelam, mais uma vez, o ambiente caótico nas agências. Situação que, além de precarizar o serviço à população, também levam os funcionários ao adoecimento”, diz.
Os bancos autuados responderão a processo administrativo e podem receber multas entre R$ 450 e R$ 6,5 milhões.
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Redação com informações do Procon-SP 16/11/2012
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Órgão constatou que 21 agências tiveram excessiva demora no atendimento a clientes e usuários
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