Pular para o conteúdo principal

Projeto de segurança volta a ser debatido no dia 27

Linha fina
Grupo de trabalho formado por representantes dos bancos e trabalhadores reúnem-se na sede da Fenaban
Imagem Destaque

São Paulo – O projeto piloto de segurança bancária, conquista da Campanha Nacional Unificada deste ano, volta a ser debatido no dia 27 em reunião na sede da federação dos bancos (Fenaban). Será a primeira reunião do grupo de trabalho criado para debater o projeto-piloto e formado por dirigentes da Contraf-CUT, federações e sindicatos e por representantes dos bancos.

O objetivo é discutir o programa apresentado pelos bancos e as propostas feitas pelo Comando Nacional dos Bancários e pelo Coletivo Nacional de Segurança Bancária na reunião que aconteceu no último dia 7.

> Projeto de segurança começa a sair do papel
> Câmara aprova adicional de risco para vigilantes

O projeto piloto começará a ser implantado nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão, segundo informações da Fenaban. Entre as ações previstas estão a instalação de portas de segurança com detectores de metais, biombos ou divisórias em frente aos caixas e câmeras internas e externas nas agências.

> Vídeo: MB em Debate aborda projeto piloto sobre segurança

Além da instalação de equipamentos, os trabalhadores cobraram e os bancos estudam implantar a redução de tarifas de transferência (DOC e TED) nos caixas para o mesmo valor cobrado via internet, além da diminuição do limite de TED, atualmente de 3 mil para 2 mil e depois de alguns meses para R$ 1 mil. O objetivo é reduzir o saque de grandes quantias e coibir os crimes de “saidinha” de banco.

Os trabalhadores reivindicam também a extensão do projeto piloto para agências e postos de atendimento de todo o país.


Redação, com informações da Contraf-CUT - 22/11/2012

seja socio