Pular para o conteúdo principal

Sindicato reúne-se com superintendência do INSS

Linha fina
Representantes dos trabalhadores levaram para debate temas de relevância para a categoria bancária
Imagem Destaque

São Paulo – Em reunião com a superintendente do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de São Paulo, Dulcina de Fátima Golgato Aguiar, representantes sindicais levaram preocupações da categoria com perícias médicas.

Realizada em 24 de outubro, durante a reunião foram apresentados casos em que trabalhadores com saúde debilitada foram considerados aptos pelos peritos. Dulcina orientou que quando bancários precisarem passar por perícia levem relatório médico bem detalhado e especificado, o que ajuda a qualificar a perícia.

“Ressaltamos que a não concessão do benefício faz com que os trabalhadores tenham problemas de saúde agravados, retardando ainda mais o retorno ao trabalho e, consequentemente, a condição de contribuinte ativo da Previdência”, relata Marta Soares, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato.

CUT – O novo presidente do INSS, Lindolfo Neto Sales, assumiu o cargo na manhã da terça-feira 30. Dentre os desafios, a retomada dos princípios que originaram o Nexo Técnico Epidemiológico, da reabilitação profissional e o fim da sobreposição de interesses corporativos sobre interesses institucionais.

Em carta enviada no dia 27 (leia aqui), a direção da CUT (Central Única dos Trabalhadores) solicita audiência com Sales e aponta a importância de fortalecer o Grupo Interministerial para avaliar a Política de Saúde e Segurança no Trabalho, criado pelo Ministério da Previdência Social, como uma forma de ampliar a participação dos movimentos sociais na gestão pública.


Redação - 5/11/2012

seja socio