Pular para o conteúdo principal

Adoecimento e prevenção no MB com a Presidenta

Linha fina
Programa de webtv vai ao ar nesta segunda, às 20h. A presidenta Juvandia Moreira entrevista o promotor do MPT Luiz Carlos Fabre e a psicóloga Renata Paparelli
Imagem Destaque

São Paulo – “Eu nunca acreditei nessa coisa de depressão. Eu ficava triste. Chorava constantemente. Não dormia mais. Não comia mais... Houve uma época em que o banco demitiu centenas de pessoas. E ali começou a sobrecarga de trabalho, porque quem ficou teve que trabalhar em dobro. Começou toda essa coisa de assédio moral pra cima mim. Décadas de banco. Eu não queria acabar minha carreira dessa forma”, conta um bancário afastado por acidente de trabalho.

Essa realidade vivida por milhares de bancários precisa ser mudada. A triste radiografia expressada por números do INSS e depoimentos de bancários, coloca a categoria entre as que mais adoecem física e psiquicamente. Em 2012 foram 21.144 afastamentos, dos quais 25,7% por transtornos mentais e 27% por LER/Dort. Até julho deste ano, já foram 10.936 afastamentos.

> Vídeo: veja depoimento do bancário

Não à toa as causas desse adoecimento e a implementação de políticas de prevenção, bem como tratamento para a recuperação de afastados estão entre as principais bandeiras de luta da categoria. Essas discussões serão abordadas no Momento Bancário com a Presidenta, nesta segunda-feira 11, às 20h. O recém-instalado Grupo de Trabalho – que reúne representantes dos bancos e bancários para discutir, a partir de análises de dados do adoecimento, medidas para melhorar as condições de saúde do trabalhador também será destacado.

> GT sobre adoecimento vira realidade

O programa de webtv conduzido por Juvandia Moreira será transmitido ao vivo pelo site e, nesta edição, contará com a participação do promotor do Ministério Público do Trabalho, Luiz Carlos Fabre e da psicóloga Renata Paparelli, doutora em Psicologia Social e do Trabalho e supervisora do Grupo de Encontros de Saúde. Realizado em parceria pelo Sindicato e a PUC, o Grupo de Encontros de Saúde oferece semanalmente plantões psicológicos para todos os bancários, afastados ou não.

> Atendimento psicológico para bancários

Dúvidas – Você já pode mandar perguntas ou comentários para o programa pelo [email protected] ou via Twitter usando #MBemDebate. Participe e assista!


Redação – 8/11/2013
 

seja socio