Pular para o conteúdo principal

GT sobre causas de adoecimento vira realidade

Linha fina
Primeira reunião do grupo formado por representantes dos bancários e dos bancos, nesta quinta, foi considerada positiva. Nova reunião já foi agendada para dia 28
Imagem Destaque

São Paulo – Para discutir as causas do adoecimento entre a categoria bancária foi instituído um grupo de trabalho formado por representantes dos trabalhadores e dos banqueiros. Conquista da Campanha 2013, o GT reuniu-se pela primeira vez nesta quinta-feira 7, em São Paulo, e uma nova reunião já está marcada para o dia 28.

“A instalação desse grupo foi uma conquista importante da nossa mobilização. É necessário fazer de fato uma 'radiografia’ da categoria para entendermos os reais motivos e causas desses adoecimentos. Essa primeira reunião foi considerada muito positiva”, avalia a secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares.

Marta informa que a Fenaban se comprometeu a fornecer dados dos funcionários afastados por CID (Classificação Internacional de Doenças), gênero, idade, tempo de banco e função, por agência e departamentos.

“O tema saúde é prioridade para o movimento sindical. Precisamos de fato entender as causas para que elaboremos propostas de prevenção e mais, de promoção de saúde junto aos bancários”, diz a dirigente.

A reunião seguinte já contará com a participação de técnicos da saúde. “Esses profissionais ajudarão no debate e, principalmente, na metodologia desse processo”, destaca Marta.

Debate ao vivo - As discussões em torno do recém-instalado grupo de trabalho, a saúde do trabalhador e as doenças ocupacionais da categoria, bem como as políticas necessárias para prevenir o afastamento de bancários, serão abordadas no Momento Bancário com a Presidenta, na segunda-feira11, às 20h. O programa de webtv conduzido por Juvandia Moreira será transmitido ao vivo pelo site. Esta edição contará com a participação da psicóloga Renata Paparelli, doutora em Psicologia Social e do Trabalho e supervisora do Grupo de Encontros de Saúde - parceria do Sindicato com a PUC que oferece semanalmente plantões psicológicos para todos os bancários, afastados ou não.

Os bancários podem participar do programa desde já, enviando perguntas ou comentários para [email protected] ou via Twitter usando #MBemDebate.


Redação – 7/11/2013 (atualizada em 8/11, às 11h20)

seja socio