Pular para o conteúdo principal
Chapéu
MB com a Presidenta

Reforma trabalhista no Brasil preocupa países vizinhos

Linha fina
Segundo Silvana, secretária-geral da Anamatra, muitos países têm acompanhado as profundas reformas do Brasil e tem receio dos impactos na América Latina
Vídeo Youtube

São Paulo - “Em muitos países, a reforma não foi tão profunda como está sendo aplicada aqui no Brasil. Essa experiência brasileira está sendo acompanhada por trabalhadores, empresários e governos de todo o mundo. A Anamatra teve a oportunidade de participar de um encontro ano passado, na França, e lá conversamos com parlamentares que estavam também no processo de reforma trabalhista e, eles nos falaram que querem muito saber o que vai acontecer com o Brasil e têm receio que aconteça o mesmo lá”. Silvana Abramo, secretária-geral da Anamatra.

Saiu um dado do Mistério do Trabalho, que em 10 anos vamos perder 45% dos postos de trabalho, olha o tamanho da contradiçãoLuciano Pereira Leite, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Osasco

“Contradição é a palavra que tem que nortear, porque o Direito do Trabalho sempre teve como princípio equilibrar essa relação de empregado/empregador que é desigual. Daí quando vem uma proposta de criação de empregos, crescimento econômico e se apresenta uma reforma dessa que individualiza, tudo que foi construído, na verdade se desconstrói. O que a gente ouviu de outros países é que essa reforma veio com a intensa de mudar, renovar, melhorar, criar emprego, mas só que tanto no México, no Peru, em toda a América Latina, todos que já tiveram essa reforma trabalhista tiveram resultados negativos”. Cynthia Valente, assessora jurídica do Sindicato.

Assista aqui ao programa na íntegra.

MB com a Presidenta – O programa de webtv vai ao ar às terças-feiras, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook. É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

seja socio