Nesta quinta-feira 14, o Espaço Cultural Lélia Abramo, na Regional Paulista do Sindicato (Rua Carlos Sampaio, 305, próximo à estação Brigadeiro do Metrô) será palco de uma grande festa de confraternização do intercâmbio da delegação angolana, que veio ao Brasil para as atividades de novembro, Mês da Consciência Negra. A partir das 19h, haverá show de Pri Zeferino, DJ e apresentação da Kizomba Yetu. A entrada é gratuita.
A festa faz parte da programação do Sindicato dos Bancários de São Paulo para o Mês da Consciência Negra. Dentro dessa programação já foram realizadas a Feira Afro, entre os dias 4 e 8, e a roda de conversas sobre a independência de Angola, na segunda-feira 11, também no Lélia Abramo.
O Sindicato também participará da Marcha da Consciência Negra, na Avenida Paulista, no feriado do dia 20, Dia da Consciência Negra. E no dia 28, promove o Sarau da Ponte pra Cá, com Thata Alves, no Café dos Bancários (Rua São Bento, 413, Centro), também como parte da programação do mês.
Ruth de Souza
Este ano, o mês da Consciência Negra será em homenagem à atriz Ruth de Souza, que faleceu em julho deste ano, aos 98 anos. Ela foi a primeira atriz negra a subir no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1945, e se tornou referência na teledramaturgia.
Veja quem é a homenageada pelo Sindicato em 2019: