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Luta

Após pouco avanço em reunião sobre assédio moral, Sindicato volta a protestar na sede do Itaú

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Sindicato dos Bancários promoveu novo protesto em frente ao CEIC

Na última terça 7, o Sindicato dos Bancários re Financiários de São Paulo, Osasco e Região realizou mais uma atividade em frente ao Centro Administrativo Itaú Conceição (CEIC), sede do banco no bairro do Jabaquara, por conta do pouco avanço nas últimas conversas sobre assédio moral nas agências digitais do Uniclass, Personnalité e Empreenda.

Pouco avanço

A atividade ocorreu na esteira da reunião do dia 1 de novembro, na qual o Sindicato se reuniu com o banco para conversar com o superintendente dos Serviços Digitais, uma área dentro da digital Uniclass, local em que os trabalhadores abriram, em conjunto, uma série de denúncias relacionadas a cobranças abusivas, sobrecarga de trabalho, assédio moral direto e organizacional, ameaças de demissão, entre outros comportamentos degradantes.

Uma das queixas de maior destaque dos trabalhadores é a de que eles atendem vários clientes ao mesmo tempo. Então, enquanto uma ligação cai, outros três clientes os aguardam no chat do WhatsApp, todos com demandas diferentes, que muitas vezes precisam de acionamento de outras áreas para solução de seus problemas. Além disso, é preciso vender produtos e ainda obter nota acima de 80% na avaliação de NPS.

Na reunião, o gestor negou veementemente as queixas de sobrecarga de trabalho alegando que os trabalhadores atendem poucos telefonemas e, quando o fazem, podem “ignorar as demais mídias”, algo que é refutado pelos bancários porque, segundo eles, o volume de ligações é alto; e porque eles têm 30 minutos para responder os 3 chats de WhatsApp, caso contrário os clientes são desconectados.

Também foi abordada a questão da recalibração das metas para quem se ausenta por férias ou licenças, pois não é justo ser cobrado pelo mês cheio se o bancário trabalhou apenas uma parte dele. O superintendente não soube dizer com exatidão como as metas são aferidas e se comprometeu a apresentar os parâmetros em outra oportunidade.

Pontuamos sobre a quantidade de afastamentos por acidente de trabalho, sobretudo a verdadeira epidemia de doenças mentais nos bancos, questionando os representantes do Itaú sobre a abertura dos números de afastados. O banco nos disse que essa é uma negociação entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários e naquela oportunidade os números não seriam abertos.

Por fim, o gestor da área de Serviços Digitais se comprometeu a apresentar os números da telemetria sobre a quantidade de atendimentos por mídia (telefone, chat, WhatsApp, email).

Denuncie

O Sindicato recentemente aperfeiçoou seu Canal de Denúncias, que garante total sigilo e retorno efetivo para cada caso. O bancário pode também entrar em contato por meio da Central de Atendimento remota, por chate-mail e WhatsApp, ou ainda pelo telefone 3188-5200.

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