“Quando a mosquinha azul do Sindicato te picar, esquece!” Essa é a frase que define a paixão de João Fukunaga pelo movimento sindical bancário.
Ele é a personalidade de hoje da série O Sindicato é feito de pessoas.
Desde de fevereiro de 2023, João assumiu a presidência do maior Fundo de Previdência da América Latina (Previ), e disse que toda base para chegar a este cargo foi fruto do trabalho desenvolvido no Sindicato.
Dos fatos marcantes no tempo em que esteve no Sindicato, Fukunaga destaca dois momentos. A prisão arbitrária, a libertação e a chegada pela terceira vez de Lula na presidência da República.
Outro momento marcante para Fukunaga foi a luta do movimento sindical para preservar a vida dos bancários durante a pandemia de Covid-19.
O presidente da Previ também fala sobre os desafios do movimento sindical para os próximos anos, principalmente na defesa dos bancos públicos, na realização de mais concursos e na resolução dos problemas específicos existentes no Banco no Brasil.
E finaliza destacando o seu envolvimento na luta coletiva, nas parcerias para grandes conquistas e ainda ressalta o papel importante do Sindicato na mudança da sociedade.
Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.
- Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.
- Assista ainda aos episódios da série História em Pílulas.