Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

João Fukunaga: ‘O Sindicato tem um papel importante na mudança da sociedade’

Imagem Destaque
Fukunaga é descendente de oriental, cabelo e barba preta, óculos redondo e paleto

“Quando a mosquinha azul do Sindicato te picar, esquece!” Essa é a frase que define a paixão de João Fukunaga pelo movimento sindical bancário. 

Ele é a personalidade de hoje da série O Sindicato é feito de pessoas.

Desde de fevereiro de 2023,  João assumiu a presidência do maior Fundo de Previdência da América Latina (Previ), e disse que toda base para chegar a este cargo foi fruto do trabalho desenvolvido no Sindicato.

Dos fatos marcantes no tempo em que esteve no Sindicato, Fukunaga destaca dois momentos. A prisão arbitrária, a libertação e a chegada pela terceira vez de Lula na presidência da República.

Outro momento marcante para Fukunaga foi a luta do movimento sindical para preservar a vida dos bancários durante a pandemia de Covid-19.

O presidente da Previ também fala sobre os desafios do movimento sindical para os próximos anos, principalmente na defesa dos bancos públicos, na realização de mais concursos e na resolução dos problemas específicos existentes no Banco no Brasil.

E finaliza destacando o seu envolvimento na luta coletiva, nas parcerias para grandes conquistas e ainda ressalta o papel importante do Sindicato na mudança da sociedade.

Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio