Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Momento Bancário

Como saber quando uma mulher é vítima de violência?

Linha fina
Assista ao programa de webtv do Sindicato sobre combate à violência contra a mulher
Vídeo Youtube

Como identificar uma situação de violência contra a mulher, já que essa prática não se restringe apenas à agressão física? Como se caracterizam os assédios moral e sexual?

Saber identificar essas situações é fundamental para prevenir a violência de gênero, num país como o Brasil que registra 13 mortes violentas de mulheres por dia e que 66% dos feminicídios acontecem na casa da vítima. Os dados são do Instituto Patrícia Galvão.

Por isso, o Momento Bancário, dessa quarta, 17 de dezembro, abordou essas questões como uma das ações do Sindicato dentro da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O programa de webtv do Sindicato, que nessa edição foi conduzido pela secretária-geral do Sindicato Neiva Ribeiro, contou com as participações de Dulce Xavier integrante da Frente Regional do ABC de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Promotora Legal Popular e da advogada,  Marina Ganzarolli, co-fundadora da Rede Feminista de Juristas – DeFEMde.

"A violência contra a mulher é circundada por uma série de mitos. Entre eles que: em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. Que é um problema doméstico. E que uma mulher que está em uma situação como essa, num lar com violência, se colocou nessa situação. Ela deixa esta situação acontecer. A culpa é dela ou ela gosta de apanhar.  Isso vem de um lugar de incompreensão, de que essa mulher não quer se livrar do homem, do pai dos filhos dela, aquele cara que ela se apaixonou. Ela quer se livrar é da violência. Não se cale. Às vezes a mulher precisa de ajuda pra pedir ajuda."  Marina Ganzarolli, da Rede Feminista de Juristas – DeFEMde

 

"Nós como cidadãos temos condições de mudar a sociedade para que ela seja melhor para todo mundo. Nos ajude a pressionar o poder público para que isso aconteça." Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato.

 

“O sindicato é um canal importante de denúncia de assédio moral e assédio sexual. É importante dizer que tem uma rede de enfrentamento à violência que acolhe. A maioria das pessoas conhece a delegacia. Mas a delegacia não oferece um apoio social. O B.O. é importante para instaurar um inquérito policial para investigação, mas é importante falar que há o apoio social e psicológico nos centros de referência.” Dulce Xavier, promotora Legal Popular

Momento Bancário 

O programa der webtv, Momento Bancário, do Sindicato tem transmissão pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook.  É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos trabalhadores em geral e de cidadania.

Ajude a romper o silêncio. Denuncie e se informe!

> Canal de denúncias do Sindicato
> Página da Rede Feminista de Juristas para assessoria jurídica
> Defensoria Pública 
Serviços públicos que atendem mulheres vitimas de violência
> Promotoras Legais Populares

Curta, comente e se inscreva!

Assista e compartilhe essa e outras produções no Canal do YouTube do Sindicato. Inscreva-se e clique no sininho para receber notificações quando um novo vídeo for publicado.

Confira os vídeos sobre os 16 compromissos pelo fim da violência de gênero

> Campanha denuncia violência contra a Mulher
> Combater todas as formas de discriminação
> A violência nunca é culpa da vítima
> Vítimas de violência devem ser ouvidas
> Promover local de trabalho saudável
> Toda forma de violência precisa ser combatida
> As mulheres não devem ser objetificadas
> Participe de campanhas contra a violência de gênero
> Tolerância zero ao assédio sexual
Direitos humanos para combater a violência de gênero
Violência de gênero precisa ser combatida
Campanha denuncia violência de gênero
Tolerância zero ao assédio sexual 
Fortalecer instrumentos de denúncia contra assédio
Violência doméstica precisa ser combatida

seja socio