Em 2019 o tema da reforma da Previdência deverá dominar os debates no Congresso Nacional, na mídia e na sociedade. Os que defendem mudanças alegam que o país gasta muitos recursos com aposentadorias e pensões. Já os que são contra afirmam que o sistema de seguridade social enfrenta ataques como subfinanciamentos, limites orçamentários e desvios de recursos.
O programa de governo vencedor nas eleições presidenciais de 2018 defende mudanças por meio da implantação de um sistema de capitalização semelhante ao adotado no começo dos anos 80, no Chile, onde, atualmente, 90% dos aposentados recebem, no máximo, apenas dois terços do valor do salário mínimo naquele país.
> Atenção: sua aposentadoria está ameaçada!
A fim de jogar luz sobre o tema de interesse de todos os brasileiros, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, cumprindo seu papel de Sindicato cidadão, promoverá o seminário Saúde e Previdência, Direitos Fundamentais em Risco.
O evento será realizado a partir das 14h do dia 13 de dezembro, no auditório azul da sede do do Sindicato, na Rua São Bento, 413, Centro (confira os palestrantes abaixo). Assista, ao vivo, no canal do Sindicato no Facebook.
Estado de bem-estar social
Seguindo exemplos de países com estado de bem-estar social consolidado, a sociedade brasileira liberta do período militar (1964-1985) promulgou, através do Congresso Nacional, a Constituição Federal de 1988, que garante o sistema universal de Seguridade Social, formado por três pilares: Saúde, Previdência e Assistência Social.
“Os brasileiros admiram países como Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Canadá. Todos esses países têm em comum o estado de bem estar social consolidado, que assegura o direito à saúde, à previdência e à assistência social”, ressalta Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
“Mas no Brasil, esse sistema garantido pela nossa Constituição Federal sempre sofreu ataques dos interesses privados que tentam evitar a qualquer custo a concorrência do Estado na oferta de saúde e previdência”, acrescenta a dirigente. “É fundamental se informar sobre esse tema que encontra muitos ruídos na imprensa hegemônica, capturada por interesses privados, e que afeta quase a totalidade da população brasileira”, alerta a dirigente.
SERVIÇO:
Seminário: Saúde e Previdência, Direitos Fundamentais em Risco!
Quando: 13 de Dezembro de 2018
Onde: Rua São Bento, 413, Centro – Edifício Martinelli – Auditório Azul
Horário: das 14h às 18h