Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Brutalidade Desmedida

Sob violência contra servidores, vereadores aprovam reforma da Previdência em São Paulo

Linha fina
GCM reprimiu trabalhadores que protestavam em frente à Câmara Municipal com truculência; presidente do Sindisep foi atingido na perna por estilhaços de bomba
Imagem Destaque
Foto: Professor Guido/Apeoesp

Mesmo com protesto de várias categorias de servidores, que lotaram as ruas em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no centro, os vereadores paulistanos aprovaram, na tarde desta quarta-feira 26, por 33 votos a 17, o PL 621/2016. Além de aumentar a contribuição para o fundo de previdência do funcionalismo, o projeto de lei privatiza as aposentadorias com a criação do Sampaprev.

Enquanto eram impedidos de entrar na Casa para acompanhar a segunda e definitiva votação da proposta, os servidores municipais foram recebidos com truculência pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), que disparou balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral. Sérgio Antiqueira (foto abaixo), presidente do Sindisep, foi atingido na perna por estilhaços de bombas atiradas contra os trabalhadores. Ele recebeu atendimento no local de médicos e enfermeiros presentes à manifestação.

Durante a escolta de integrantes do MBL para a entrada na Casa pelo estacionamento da Câmara, os GCMs ainda jogaram spray de pimenta em alguns trabalhadores. Nas ações truculentas, ao menos um professor foi atingido por uma bala de borracha no abdômen.

O projeto, de autoria do Poder Executivo, determina o aumento da contribuição dos servidores públicos, de 11% para 14%, e cria uma previdência complementar para novos trabalhadores do setor público. O texto agora vai à sanção do prefeito Bruno Covas (PSDB). 

 

seja socio