Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Nacional

Uso de energia limpa foi o destaque da temporada do CineB Solar

Linha fina
Furgão equipado com sistema de captação de energia do sol para exibir filmes ajudou a economizar 60 mil watts de energia. Em 11 anos, CineB atingiu 64 mil pessoas
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

O CineB encerra a temporada 2018 contabilizando 40 sessões de cinema gratuitas em comunidades e bairros periféricos de São Paulo. Outra conta de 2018 foi a economia de energia de 60 mil watts (60Kw), o que equivale ao uso de uma TV de 50” ligada por 256 horas. Isso porque, do total de sessões no ano, 25 utilizaram energia solar no funcionamento dos equipamentos de exibição, som e iluminação.

Inovador, o sistema utiliza energia captada por meio de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. Os equipamentos transformam a energia do sol em eletricidade.

A ação vai além da economia, segundo Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB Solar, pois o projeto está vinculado a uma ideia de sustentabilidade cada vez mais acessível às pessoas. “O CineB Solar é uma prova de que é possível economizar energia com projetos alternativos. A van conta com uma estação de ciências com equipamentos que ajudam a entender como se transforma energia solar em energia elétrica. Antes e depois da exibição dos filmes, as pessoas puderam conhecer como funciona o sistema”, conta Cidálio.

O veículo adaptado para captar energia solar e utilizá-la na exibição de filmes é um projeto desenvolvido pela Brazucah Produções, parceira do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região na produção do CineB. O Cinesolar, como o projeto é conhecido, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes e promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas e lúdicas. O veículo circula por comunidades de todas as regiões do país, levando cinema brasileiro e educação ambiental.

Público

As 40 sessões, realizadas em todas as regiões de São Paulo e em cidades da região metropolitana como Embu das Artes, Mauá e São Bernardo do Campo, reuniram um público de 3.470 pessoas em 2018, sendo 2.470 delas nas exibições do CineB Solar. Durante os 11 anos do projeto, mais de 64 mil pessoas já acompanharam as projeções do CineB.

Filmes Nacionais

Em 2018, o projeto exibiu nove longa-metragens: "João, O Maestro”, “Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns”, “Era O Hotel Cambridge”, “A Menina Índigo”, “Encantados” “Historietas Assombradas”, “Made in China”, “Detox SP” e “Sequestro Relâmpago”.

O destaque da temporada ficou por conta do último filme, da cineasta Tata Amaral, que entrou em cartaz no CineB na mesma semana do circuito comercial. A estreia, em novembro, contou com a presença da diretora e parte da produção do filme numa sessão no Jardim Ibirapuera, na zona sul.

Também participaram de debates nas sessões do CineB em 2018, os diretores Felipe Kurc e Rodolfo Amaral (Detox SP), Ricardo Carvalho (Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns) e a protagonista do documentário “Era o Hotel Cambridge”, Carmem Silva.

O CineB  é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade, principalmente nas periféricas. O projeto já contabiliza um público superior a 64 mil pessoas em mais de 512 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 124 longas metragens e 73 curtas metragens.

seja socio