Dois departamentos em prédios diferentes da Cidade de Deus, sede do Bradesco em Osasco, tiveram recentemente casos confirmados de Covid-19. O Sindicato entrou em contato com o banco questionando os protocolos de segurança, e o Bradesco informou que as medidas estão sendo rigorosamente cumpridas nos locais de trabalho.
>Bradesco anuncia retorno ao horário normal de atendimento nas agências
Diante disso, a dirigente Sandra Regina, bancária do Bradesco, orienta os bancários, quando do retorno presencial, informar as condições de saúde no formulário disponibilizado pelo banco, e também a cumprir todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do vírus.
“Quando vão trabalhar presencialmente, os bancários do Bradesco respondem a um formulário e devem informar se tiveram tosse, febre, gripe, contato com pessoas que tiveram suspeita ou caso confirmado do coronavírus etc. Muitas vezes, o bancário não sabe se está com covid, pois não apresenta sintomas. Ou então, mesmo com alguns sintomas, omitem essas informações com medo de perderem seus empregos. Caso o bancário apresente alguns dos sintomas acima, a orientação é informar os superiores e não ir trabalhar”, enfatiza a dirigente.
“O Sindicato orienta que os bancários não escondam sobre a condição de saúde. Esta atitude, assim como o gestor esconder da equipe médica do banco que possui na equipe suspeita ou confirmação da doença, coloca em risco a saúde de todos”, acrescenta Sandra.
A dirigente lembra que, além de preencher corretamente o formulário, os bancários devem continuar cumprindo o protocolo de segurança nos locais de trabalho, com atenção redobrada neste momento de alto contágio no país. “Orientamos que sentem um longe do outro, lavem sempre as mãos, façam uso do álcool em gel a todo o momento, usem máscara de proteção e evitem aglomerações”.
Caso o gestor obrigue o funcionário com sintomas de Covid-19 a trabalhar, o bancário deve denunciar imediatamente ao Sindicato, para que as providências cabíveis possam ser tomadas (veja abaixo como fazê-lo).
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.