Pular para o conteúdo principal

Funcef: conselheiros eleitos recebem apoio dos movimentos sindical e associativo

Imagem Destaque
Os conselheiros da Funcef, Valter San Martin e Nilson de Moura Junior prestigiam a posse do diretor-presidente da Apcef/DF, Herculano Bala (ao centro)

Na última quinta-feira 2, dois dos conselheiros eleitos da Funcef, Valter San Martin, suplente no Conselho Fiscal, e Nilson de Moura Junior, titular no Conselho Deliberativo, visitaram a nova sede da Fenae, em Brasília, onde participaram da reunião da diretoria executiva da entidade e, posteriormente, na sexta-feira 3, da primeira reunião presencial pós-pandemia do CDN (Conselho Deliberativo Nacional da Fenae). Além disso, Valter e Nilson se reuniram também com o presidente da Anapar, Braulio Carvalho, e participaram da posse do diretor-presidente da Apcef/DF, Herculano Bala. 

Durante a visita, os conselheiros eleitos pela chapa A Funcef é dos participantes, empossados em 30 de setembro, tiveram a oportunidade de dialogar com diversas lideranças e receberam o apoio formal dos movimentos sindical e associativo de todo o país. 

Valter e Nilson se reuniram com o presidente da Anapar, Braulio Carvalho (ao centro)
Valter e Nilson se reuniram com o presidente da Anapar, Braulio Carvalho (ao centro) 

“Temos de unir forças com as entidades representativas em defesa dos participantes, da Funcef e dos direitos dos empregados da Caixa, face a uma conjuntura de permanentes ataques aos fundos de pensão. Nosso compromisso, como conselheiros eleitos, sempre será buscar uma melhor governança da Funcef, a defesa dos participantes, com canais de comunicação abertos e permanentes com os mesmos e, sobretudo, buscar a reversão do déficit”, diz Valter San Martin. 

“O nosso objetivo comum é a defesa dos interesses dos participantes, sem abrir mão da governança democrática”, acrescenta Nilson de Moura Júnior. 

De acordo com Valter San Martin, a defesa da Funcef passa pelo movimento em defesa da Caixa pública, social e forte, assim como pela defesa dos direitos e do patrimônio dos empregados do banco. “Entendemos que a Caixa deve permanecer 100% pública, para que seja possível termos uma Funcef forte e com gestão paritária”, conclui. 

Eleitos

Eleitos pelos participantes em julho deste ano, com 55% do total de votos apurados, os novos integrantes do Conselho Deliberativo são Nilson de Moura Junior (titular) e Maria Gaia Demétrio (suplente). No Conselho Fiscal, os escolhidos são Heitor Menegale (titular) e Valter San Martin (suplente).

Os conselheiros terão mandato até 1º de junho de 2024. A atuação desses novos representantes mira a gestão paritária na Funcef, na busca para colocar a Fundação no patamar de maior controle, transparência e participação.

seja socio