Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Personnalité e Uniclass

Itaú comunica o retorno ao trabalho presencial nas agências digitais

Imagem Destaque
Desenho nas cores azul e laranja mostra dois funcionários com máscaras sentado. Entre eles, uma estação de trabalho está vazia

Em comunicado enviado aos funcionários, o Itaú anunciou o retorno ao trabalho presencial nas Agências Digitais a partir de 17 de janeiro de 2022.

Ainda segundo o Itaú, não serão todos os funcionários que retornarão ao trabalho presencial. O mesmo ocorrerá de forma gradativa nos segmentos Personnalité e Uniclass, e em esquema de rodízio, conforme abaixo:

  • No segmento Personnalité, o esquema de trabalho será uma semana cheia presencialmente e três semanas em home office;
  • Já no segmento Uniclass, o rodízio será uma vez por semana presencialmente, e o restante dos dias da semana em home office;
  • Ainda no segmento Uniclass, em fevereiro o trabalho presencial passará a ser duas vezes por semana, sendo que os funcionários serão divididos: um grupo trabalhará presencialmente nas segundas e quartas-feiras, e outro grupo às terças e quintas-feiras, garantindo o cumprimento dos protocolos de saúde e proteção contra a covid-19.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região havia negociado visitas periódicas de fiscalização das condições de trabalho nas agências digitais. Mas devido à pandemia e o trabalho em home office, essas visitas foram suspensas.

“No retorno do trabalho presencial, iremos contatar o Itaú para retomar as visitas e acompanhar o retorno dos trabalhadores a fim de garantir que as medidas de saúde e proteção contra o coronavírus sejam cumpridas.”

Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú

Irregularidades às normas contra covid-19

Importante ressaltar que, em visitas feitas ao Ceic e ao CT, o Sindicato identificou várias irregularidades nos locais de trabalho, como desrespeito ao distanciamento social; funcionários sem máscara, ou as utilizando incorretamente; e salas de reuniões cheias, com pessoas sem máscaras e sem distanciamento social.

Também não estão sendo respeitadas as demarcações previamente agendadas, por meio de aplicativo, para a realização do trabalho presencial, em estações de trabalho.

Todos esses pontos foram levados ao conhecimento do Itaú, para que providências urgentes sejam tomadas a fim de preservar a saúde dos trabalhadores.

“Qualquer irregularidade nos locais de trabalho deve ser comunicada ao Sindicato [veja contatos ao final do texto] para que possamos cobrar as devidas providências junto ao banco, a fim de que medidas sejam tomadas. O sigilo é garantido.”

Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú

Fechamento de agências

O Itaú também anunciou o fechamento de 69 agências físicas no Brasil, sendo 16 localizadas em municípios que compõem a base do Sindicato de São Paulo, Osasco e região: 14 na cidade de São Paulo, uma em Osasco e uma em Taboão da Serra. As agências serão encerradas entre os dias 10 e 24 de janeiro de 2022. O Itaú se comprometeu a realocar os trabalhadores destes locais.

“O Sindicato irá acompanhar todo o processo de encerramento das agências, bem como a realocação dos trabalhadores para garantir que de fato sejam transferidos para outros locais de trabalho e tenham seus empregos garantidos.”

Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar 

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

 Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio