Bancário do Santander, mas com bastante experiência no sindicalismo internacional, Márcio Monzane ocupa o cargo de Secretário Regional da Uni Global Union no continente americano.
Ele é a personalidade de hoje da websérie O Sindicato é feito de pessoas.
Márcio Monzane, que hoje mora no Uruguai por conta de seu cargo na Uni, comenta como se deu a aproximação do Sindicato dos Bancários de São Paulo com o sindicato global e como os dirigentes sindicais se prepararam para dialogar com as instituições no exterior.
Monzane ainda revela que iniciativa para que houvesse essa aproximação com o sindical global partiu do ex-presidente do Sindicato João Vaccari Neto, antes mesmo da privatização do Banespa, nos anos 2000, e que esse salto nas negociações e as denúncias realizadas junto a UNI na ONU foi um marco nesses 100 anos do Sindicato.
Ainda durante a entrevista, Monzane relembrou como foi o início de sua carreira como bancário praticante aos 16 anos, da sua aproximação com a direção e o convite para integrar a chapa do Sindicato, dos cargos e das experiências que adquiriu desde que entrou para a luta coletiva no movimento sindical bancário.
E para finalizar relembrou também dos períodos tristes de repressão militar e criminalização do movimento sindical na era FHC, do golpe machista e misógino contra a presidenta Dilma e a retirada de direitos dos trabalhadores.
Quer saber mais sobre a história?
- Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.
- Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.
- Assista ainda aos episódios da série História em Pílulas.