Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Unidade na ação e na luta

Fetec-CUT/SP: 35 anos de lutas pelos bancários de SP

Imagem Destaque
Imagem mostra Aline Molina, presidenta da Fetec-CUT/SP, em cima de um trio elétrico, durante manifestação

Representar e organizar todos os trabalhadores do ramo financeiro do estado de São Paulo. A valorização do emprego com trabalho decente. O fortalecimento do ramo financeiro. Ampliar e fortalecer a organização da categoria visando a liberdade e a autonomia sindical. Estas são as missões e os principais eixos de luta da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec-CUT/SP), que completou 35 anos nesta segunda-feira 9 de dezembro.

“Parabéns à Fetec pelos 35 anos de história, a maior federação de bancários do Brasil, que faz parte do Comando Nacional, fortalece a nossa organização nacional e luta também, aqui no Estado de São Paulo, por melhorias nas condições de vida e de trabalho não só no setor bancário, mas no dia-a-dia de todos os trabalhadores”, afirma Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Aline Molina, atual presidenta da Fetec-CUT/SP, também enfatiza o propósito fundamental da entidade na defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores.

“A Fetec-CUT/SP se organizou em 1989, na esteira da abertura democrática e mantendo os princípios da CUT, como a defesa da democracia, a valorização do salário e a luta por melhores condições de trabalho. Neste contexto, a federação é fundada pela vontade das companheiras e dos companheiros de terem uma estrutura estadual que fosse dos trabalhadores. Porque até então, a federação era atrelada ao Estado.”

Assembleia de fundação da Fetec-CUT/SP

Além da atuação na defesa da categoria bancária, a Fetec-CUT/SP se mantém desde a sua fundação em defesa dos direitos da sociedade, denunciando a desigualdade social, a violência e lutando pela democracia no país. Postura que contribuiu para a eleição de vários bancários de sua base na representação política em âmbitos municipal, estadual e federal.

Organização e representatividade

A organização regional e a promoção da equidade entre os sindicatos do interior e da capital são avanços que comprovam a importância da articulação promovida pela Fetec-CUT/SP.

A valorização do emprego com trabalho decente e o fortalecimento do ramo financeiro são as lutas prioritárias da entidade estruturada em cinco regionais e 14 sindicatos filiados, representando mais de 150 mil bancários do estado.

Participação nas Campanhas Nacionais

A Fetec-CUT/SP, mantém assento no Comando Nacional dos Bancários, onde participa da organização da Campanha Nacional dos Bancários, e auxilia e representa os sindicatos filiados à federação naquele fórum responsável por negociar com a Fenaban (federação dos bancos).

“O maior patrimônio dos bancários hoje é a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, onde estão descritos todos os direitos da categoria bancária conquistados ao longo das últimas décadas, como PLR, vale-refeição e vale-alimentação que, somados, são maiores do que o salário mínimo; auxílio-creche e tantos outros. O guardião da CCT é a unidade do nosso campo. Unidade na ação e unidade na luta”, afirma Aline.

Para a presidenta da Fetec-CUT/SP, os principais desafios da entidade e do movimento sindical bancário são a manutenção da CCT unificada e garantir a unidade visando a ampliação dos direitos das categorias bancária e financiária. Mas, além disso, lutar por um país justo, socialmente igualitário e ambientalmente sustentável.

Caravanas mobilizam bancários no estado

Realizadas durante a Campanha Nacional dos Bancários, as caravanas da Fetec são uma grande mobilização que amplifica não apenas as reivindicações da categoria, mas também as vozes de trabalhadores de outros setores e dos movimentos sociais. Desde sua criação, em 1994, as caravanas já percorreram mais de 125 mil quilômetros, nas áreas de atuação dos 14 sindicatos filiados.

Compromisso com os princípios da CUT

Ao longo de seus 35 anos, a Fetec/CUT-SP manteve o compromisso com os princípios da CUT, ampliando sua atuação para além das demandas bancárias. Inspirada pelo conceito do Sindicato Cidadão, proposto pela Central Única há mais de três décadas, a federação tem se dedicado a promover melhores condições de vida e trabalho.

Este princípio fortaleceu o engajamento sindical em iniciativas locais, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas também suas comunidades.

“Tenho certeza que a Fetec seguirá se fortalecendo e fazendo a diferença no Brasil para que os trabalhadores tenham mais direitos, para que a gente ajude outras categorias e outros setores da sociedade se organizarem, que a gente siga combatendo o fascismo e outras ideologias que querem eliminar a centralidade do trabalho, os direitos coletivos e sociais, e nos impede de viver em uma sociedade mais igualitária. Parabéns à Fetec-CUT/SP pelos 35 anos. Que venham mais 35 anos, para que a gente lute por melhores condições de vida e de trabalho”, afirma Neiva Ribeiro.

seja socio