Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Socioambiental

Fetec e sindicatos da base participam da Conferência Livre de Meio Ambiente da CUT-SP

Imagem Destaque
Dirigentes sindicais sentadas à mesa de debates da Conferência Livre de Maio Ambiente

No dia 29 de novembro, a CUT-SP realizou a Conferência Livre de Meio Ambiente, com o objetivo de organizar a contribuição da ação socioambiental cutista por meio da elaboração de propostas de enfrentamento às emergências climáticas.

A Conferência Livre é direcionada a dirigentes e sindicalistas em geral, ligados aos ramos, subsedes, federações, sindicatos e oposições sindicais da Central Única dos Trabalhadores no estado de São Paulo.

A Fetec-CUT/SP e sindicatos de sua base estiveram representados no evento pelas dirigentes Malu Alves, diretora de Cultura da Fetec, e Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT.

A direção da CUT avalia que diante dos problemas relacionados às emergências climáticas, e diante da constatação de que trabalhadores e trabalhadoras e as populações vulnerabilizadas são sempre os primeiros a sofrerem os efeitos negativos das crises ambientais, sociais, políticas e econômicas, a CUT-SP, enquanto representante da classe trabalhadora, segue desenvolvendo ações e intervenções que fortaleçam a defesa do meio ambiente.

“A luta em defesa do planeta é necessária para nossa sobrevivência humana. Temos que unir forças para construirmos estratégias que sejam benéficas para tod@s. É urgente que as leis em defesa do meio ambiente sejam cumpridas. Que políticas públicas sejam implementadas e fiscalizadas. A categoria bancária será fundamental nessa luta. Vamos cobrar dos bancos investimentos em iniciativas sustentáveis a partir de experiências construídas pelo povo”, avalia Malu Alves.

Malu destaca que a defesa do meio ambiente também se torna um grande avanço e um novo desafio ao fazer parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) aprovada na Campanha Nacional de 2024.

Mudanças climáticas e calamidades

A categoria bancária conquistou na Campanha 2024 uma nova cláusula sobre mudanças climáticas e calamidades. A cláusula determina que em caso de desastres naturais ou outras calamidades seja garantida a criação de um Comitê de Gestão de Crise, quando solicitada pelo Comando Nacional dos Bancários.
O comitê terá a autorização prévia para tomar decisões necessárias que assegurem a proteção e os direitos dos bancários afetados.

A Conferência da CUT-SP é uma das etapas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e vai encaminhar propostas de combate aos problemas relacionados às mudanças do clima dentro dos seguintes eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; Transformação ecológica; e Governança e educação ambiental.

seja socio