Pular para o conteúdo principal

Santander: Sindicato segue na luta contra fraude na representação sindical

Imagem Destaque
Santander: Sindicato segue na luta contra fraude na representação sindical

A fraude na representação sindical é um problema que aflige os bancários do Santander há anos. Visando reduzir custos, o banco precariza sua própria mão de obra criando novas empresas fora da categoria para recontratar os trabalhadores em condições rebaixadas.

Ao ser recontratado por outra empresa do grupo Santander, o trabalhador exerce o mesmo trabalho, mas perde os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. Essa CCT contém mais de 100 cláusulas com direitos conquistados pela categoria, como os vales de alimentação e refeição, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e licenças de paternidade e maternidade ampliadas.

Além de perderem a CCT dos bancários, esses profissionais deixam de se enquadrar no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Santander. Esse acordo é negociado pelo Sindicato dos Bancários e garante mais direitos aos empregados do banco.

"Devido ao grande retrocesso causado pela fraude na representação sindical, o Sindicato dos Bancários luta historicamente contra essa prática. É fundamental que os trabalhadores mantenham contato com sua entidade representativa, sempre denunciando toda e qualquer irregularidade", orienta Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.

Sindicalizados atingidos podem seguir com apoio do Sindicato

Quando um bancário sindicalizado sofre um processo de recontratação fraudulenta em outra empresa do grupo Santander, sua desfiliação acontece de forma automática. Mesmo com esse desligamento, o trabalhador pode seguir utilizando os serviços do Sindicato pelos próximos seis meses.

O trabalhador também tem a opção de se tornar Sócio Parceiro. Essa é uma modalidade de associação que mantém os benefícios de assistência jurídica e descontos em diversos estabelecimentos por meio do Clube de Vantagens CVS+.

Com essa modalidade de associação, o trabalhador segue com respaldo jurídico do Sindicato para buscar seus direitos sempre que precisar. Esse suporte é muito importante e permite que o Sindicato continue presente na vida do trabalhador.

Para saber os detalhes e se tornar Sócio Parceiro, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Sindicato pelo WhatsApp: 11 99471-5422.

seja socio