O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias sobre um processo de demissão no Banco Master que afeta 170 trabalhadores. O RH do banco ainda não confirmou o número e o Sindicato cobra acesso para averiguar quantas dispensas foram de fato efetivadas.
Para os demitidos, o Sindicato orienta que aguardem o envio por e-mail do kit de rescisão, que deve conter os seguintes itens:
- TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho);
- Chave de Identificação para Saque do FGTS (GRRF);
- Guia do Seguro-Desemprego;
- ASO Demissional.
O banco tem prazo de 10 dias após a demissão para realizar o pagamento das verbas rescisórias, bem como para encaminhar os itens descritos acima.
Municiado desta documentação, o bancário deve entrar em contato com o Sindicato (veja contatos abaixo) imediatamente a fim de identificar eventuais erros nos valores rescisórios. Calcule o valor das sua homologação.
Bancários com alguma doença pré-existente ou estabilidade também devem procurar o Sindicato, que cobrará o cumprimento dos direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho para todos, e não só para os que têm direito à algum tipo de estabilidade.
Os bancários do Master devem entrar em contato com o Sindicato diante de qualquer problema, reclamação, ou pendência com documentação. Responda a este pequeno questionário e mande sua denúncia, dúvida ou sugestão.
O Sindicato já enviou dois ofícios ao responsável pela operação de liquidação a fim de cobrar uma reunião, mas até o momento não obteve resposta. A entidade insiste nesta reivindicação.
Os trabalhadores que ainda permanecem no banco estão em estado de insegurança diante da falta de diálogo e de informações.
“Isto é um completo desrespeito. Nós estamos perto das festas de fim de ano e essas pessoas estão sem previsibilidade. Cobramos uma resposta formal ao pedido do Sindicato para uma reunião”, destaca Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato.
“Importante destacar que o departamento jurídico do Sindicato está à disposição para atender os afetados pela demissão em massa e esclarecer possíveis dúvidas neste processo. Nós estamos ao lado dos trabalhadores e vamos monitorar a situação de perto para garantir o devido cumprimento de todos os direitos”, acrescenta a dirigente.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.