Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Decepção e clima péssimo

Santander amplia fraude na contratação com migração da área de Facility para a SX Tools

Imagem Destaque
Imagem em desenho composta de trabalhadores em posição de desespero e uma marca d´água com o logo do Santander

O Santander migrará a área de Facility para a SX Tools, uma das empresas criadas pelo conglomerado para fraudar contratação de trabalhadores do banco. Os 200 empregados serão transferidos para os prédios Radar e Conexão.

“É mais uma fraude na representação sindical praticada pelo Santander, e realizada sem nenhuma negociação com o movimento sindical. Com essa migração para outra empresa do conglomerado, o banco fragmentará ainda mais a categoria bancária e reduzirá os direitos daqueles trabalhadores, que não serão mais abrangidos pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.”

Wanessa de Queiroz Paixão, diretora executiva da Fetec-CUT/SP e coordenadora da COE Santander

O banco alega que o trabalho realizado por aqueles empregados não está ligado à operações bancárias.  

Atualmente, as atividades realizadas pela área estão ligadas à gestão predial, serviços aos funcionários, manutenção de impressoras, além de prestação de atendimento aos funcionários e realização de atendimento a outras empresas do mercado.

Coach, decepção e clima péssimo

Segundo apurações da diretora do Sindicato Irene Juarez Dias, os empregados foram convidados para uma reunião, acreditando que iriam discutir resultados semestrais. Além disso, não foram previamente avisados da mudança.

No anúncio da mudança, o auditório com capacidade para 200 pessoas estava lotado, e havia ainda aproximadamente 50 empregados participando remotamente.

Na última reunião semestral foi realizada uma palestra de um “coach” para falar o quanto as mudanças podem ser positivas, se abraçadas.

Foi pedido aos funcionários que comparecessem com as camisetas do departamento, e foi entregue a cada um deles uma camiseta da Tools. O plano era que tirassem fotos do antes e depois, mas diante dos ânimos exaltados, a ideia não vingou.

A reunião foi interrompida antes devido à quantidade de questionamentos dos funcionários, principalmente quanto ao Sindicato que passaria a representá-los.

Os empregados foram informados que as contratações futuras serão do mercado, com benefícios inferiores aos deles. Ficando implícito que a intenção é substitui-los.

Muitos evidenciaram a decepção, principalmente diante do lucro do banco e da pressão para respostas positivas nas pesquisas sobre ambiente de trabalho, uma vez que o banco tenta se vender como a melhor empresa para se trabalhar.

Devido ao clima péssimo causado pela mudança, a maioria do pessoal foi dispensada da jornada logo após a reunião – muitos estavam inconsoláveis.

Movimento sindical na luta contra a fraude na contratação

Escorado pela reforma trabalhista, que legalizou a terceirização irrestrita, desde o segundo semestre de 2021 o Santander vem transferindo trabalhadores para outras empresas pertencentes ao mesmo conglomerado, como STI, SX, Santander Corretora, F1RST, Prospera, e SX Tools. Cada uma vinculada a um sindicato diferente.

Desde então, o movimento sindical bancário vem denunciando e realizando uma série de protestos contra esse processo que visa rebaixar salários, retirar direitos e enfraquecer a organização dos trabalhadores.

Por meio de assembleias, a imensa maioria dos trabalhadores do banco espanhol manifestou seu desejo de serem representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região, e não por outros sindicatos.

“Para o movimento sindical bancário, quem trabalha em banco é bancário e, por isto, deve ser abrangido pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária Trabalho válida em todo território nacional, e com direitos como VA e VR de mais de R$ 1.700; PLR; auxílio-creche e dezenas de outros direitos”, enfatiza Wanessa.

Seguiremos na luta para que todos os empregados do Santander sejam considerados bancários e tenham a mesma representação e os direitos da categoria bancária, uma das mais organizadas do país”, afirma a dirigente.

Sindicato está ao seu lado

A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato está à disposição dos trabalhadores das empresas terceirizadas do Santander para análise e encaminhamento de ação jurídica contra fraudes na contratação.

>Entre em contato com o a secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

Por meio do seu Canal de Denúncias, a entidade permanece à disposição para denúncias sobre as condições de trabalho, assédio e outras irregularidades em todas as empresas do grupo econômico do Santander.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio