Pular para o conteúdo principal
Chapéu
#SomosBancários

Trabalhadores do Santander protestam em todo país contra terceirização

Imagem Destaque
Foto mostra grupo de cerca de 30 bancários dirigente sindicais em frente ao Geração Digital durante Dia Nacional de Luta contra terceirização no Santander

Bancários de todo o país deflagraram manifestações em frente a agências e centros administrativos do Santander desde a madrugada desta terça-feira 30 contra o avanço da terceirização promovido pelo banco espanhol, que tem aberto empresas para realocar bancários dentro de seu próprio conglomerado.

Em São Paulo, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região paralisou o prédio da Geração Digital, onde foram alocados os trabalhadores da F1RST, que atuam na área de tecnologia da informação. O Dia Nacional de Luta ocorreu também em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Belém, João Pessoa, Maceió, Porto Velho, Recife e nas demais capitais e principais cidades do país.

“A gestão é do Santander, o lucro é do Santander, as empresas pertencem ao Santander, mas os trabalhadores não têm os mesmos direitos e salários que os bancários. O banco ignora o desejo desses trabalhadores, que querem permanecer como bancários, e ignora o pedido de negociação do movimento sindical. Queremos negociar e resolver esse conflito. Caso o banco permaneça inerte, os protestos vão aumentar! Negocia Santander!”

Lucimara Malaquias coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander

Trabalha para o banco, bancário é

“A categoria bancária é organizada de forma unificada em âmbito nacional, o que resulta em mais condições e mais força frente aos bancos na luta pela manutenção e ampliação de direitos. Mas por meio da criação de empresas sob o comando do Santander, e com a transferência de bancários para essas empresas, o banco pretende dividir os trabalhadores em categorias diferentes com a clara intenção de enfraquecer sua organização, afirma a dirigente sindical e bancária do Santander Ana Marta Lima.

Apesar de alcançar lucros elevadíssimos e cada vez maiores no Brasil, mesmo em meio à crise causada pela pandemia, o Santander não diminuiu a cobrança por metas, mas vem criando manobras para reduzir direitos e salários dos trabalhadores, na busca pela obtenção de lucros ainda maiores.

A mais nova invenção do banco espanhol, que já e réu pela prática de terceirização fraudulenta, é a criação de empresas para reposicionar seus funcionários das áreas de tecnologia da informação, call center e comercial.

“Os trabalhadores de empresas como a F1RST, a SX Negócios e a Prospera seguem executando as mesmas funções para o Santander, mas são registrados nestas outras empresas criadas pelo banco com o objetivo nítido de aumentar seus lucros por meio da redução de salários e de direitos conquistados pela categoria bancária. Com isso, a direção do banco interfere frontalmente no livre direito de escolha dos trabalhadores, que querem continuar pertencendo à categoria bancária, e usufruindo de sua ampla Convenção Coletiva e da sua organização em nível nacional.”

Ana Marta Lima, dirigente sindical e bancária do Santander

Movimento sindical cobra negociação

A representação dos trabalhadores encaminhou uma carta ao Santander expondo a situação e, mais uma vez, solicitando negociação. O banco protela a resposta.

O documento ressalta que “o caminho do diálogo e da negociação devem ser perseguidos como premissa de civilidade e como cumprimento aos dispositivos legais no âmbito nacional e internacional”.

Destaca ainda o amplo histórico de negociações entre o movimento sindical bancário e o Santander, “trajetória esta que em tempos passados possibilitou autocomposição entre trabalhador e empresa, com ganhos significativos para todos os envolvidos. E é este caminho que propomos trilhar, razão pela qual reiteramos nossa reivindicação para que o Banco nos indique data de negociação para este tema, com a máxima urgência”.

A carta finaliza solicitando que a transferência de bancários para a F1RST, em janeiro de 2022, seja suspensa, para que haja tempo hábil de negociação.

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
representacao-sindical-nov-21.pdf (65.01 KB) 65.01 KB