Pular para o conteúdo principal

Em clima de circo, Santander anuncia nova terceirização que afetará centenas de bancários

Imagem Destaque
Arte composta pela imagem de uma mulher branca de cabelos vermelhos com as mãos no rosto e semblante preocupado, diante de uma pilha de carteiras de trabalho

O Santander anunciou a terceirização da área de manufatura. O comunicado foi feito nesta sexta-feira 30. Os empregados estão lotados atualmente no Radar Santander, em sua maioria. Mas partes deles trabalha na Torre e no Conexão. Apuração do Sindicato indica que em um primeiro momento poderá ocorrer a transferência de até 1,7 mil bancários para um novo CNPJ nomeado “SX Tools”.

Desde a manhã desta sexta-feira 30 estão ocorrendo diversas reuniões internas com as áreas atingidas a fim de informar que a transferência terá início nesta segunda-feira 3 de outubro.

>Trabalhadores do Santander protestam em todo país contra terceirização
>Sindicato se manifesta ao MPT contra terceirização no Santander
>Por que protestamos contra o Santander, e por que você deve apoiar o Sindicato

A notícia pegou a todos de surpresa – até poucos dias atrás o banco informava apenas uma transferência de local físico da área. A mudança anunciada nesta sexta-feira 30 poderá atingir o contrato de trabalho, a representação sindical e os direitos da convenção coletiva de trabalho da categoria bancária.

Diante do anúncio, o Sindicato entrou em contato com o Santander nesta sexta-feira 30, e foi marcada para as 17h uma reunião de emergência com a presença do RH sindicais e da vice-presidente de RH a fim de discutir a questão.

“Um processo de diálogo e de negociação permanente pressupõe transparência e credibilidade. A direção do Santander não tomou a decisão de terceirizar centenas de funcionários, e muito menos formulou essa mudança de um dia para o outro. Essa alteração em um período tão curto, informando os trabalhadores na última hora, e sem negociação prévia, sinaliza que o banco não respeita o processo negocial coletivo, não está aberto ao diálogo e tampouco respeita os trabalhadores que serão submetidos a alterações profundas nos seus contratos de trabalho, podendo resultar em perdas significativas de salário e de direitos.”

Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Luta contra terceirização está começando e passa pela eleição de domingo

O movimento sindical espera que a conversa das 17h seja o início de uma negociação efetiva e responsável sobre a terceirização no Santander, e não medirá esforços para garantir o direito e a representação sindical dos trabalhadores.

>Sindicato cobra que Santander contrate terceirizados demitidos do Radar
>Santander intensifica terceirização no Brasil, quando a Espanha toma caminho inverso
>Em assembleia e consulta, bancários e terceirizados do Santander dizem NÃO à terceirização

“Também é importante que os trabalhadores entendam que a luta contra a terceirização está só começando, e que passa diretamente pelas eleições de domingo, pois são os deputados e senadores eleitos que definem leis como a reforma trabalhista, que permite a terceirização irrestrita nas empresas”, afirma Lucimara.

>Santander terceiriza atendimento a clientes; barrar o processo passa pelas eleições de outubro

“Portanto é responsabilidade de cada um com suas escolhas nas urnas. O que for responsabilidade coletiva e dever do Sindicato, nós faremos, porém mudar as leis e as regras do jogo dependem do Congresso Nacional e do presidente a serem eleitos”, acrescenta a dirigente.

Clima de circo para anunciar redução de salário e perda de direitos

Na reunião realizada com os bancários nesta sexta-feira 30 pela manhã, os representantes do banco apresentaram as novas condições de forma efusiva e sensacionalista, em uma tentativa de fazer os trabalhadores se posicionarem favoravelmente e induzi-los a acreditarem que as mudanças serão benéficas.

“O tom da apresentação da mudança foi vergonhoso, em uma tentativa de convencer os trabalhadores a acharem incrível que a partir de segunda-feira 3 eles perderão os direitos e conquistas garantidos por uma Convenção Coletiva de Trabalho de uma das categorias mais organizadas do país. Ou seja, perder direitos no Santander virou festa, porque com isso o banco reduzirá custos e aumentará seus lucros. Os trabalhadores que nos procuraram expressaram sentimento de terem sido enganados e traídos pelo banco”, protesta Lucimara.

seja socio