Pular para o conteúdo principal

Vitória contra Mercantil em ação do Plano Bresser

Linha fina
Sindicato ganha processo em favor de 576 bancários, que receberão juntos mais de R$ 500 mil. Assembleia será na segunda 27
Imagem Destaque

São Paulo – Bancários do Mercantil do Brasil que tiveram perdas na poupança devido ao Plano Bresser podem finalmente comemorar. Sentença da 8ª Vara do Trabalho de São Paulo determinou a restituição de 26,06% dos salários e demais verbas, como férias, gratificações e horas extras, de julho de 1987, a todos os 576 funcionários do banco que perderam com o plano econômico. O processo foi aberto pelo Sindicato, em ação coletiva, para restituir o que ficou com o Mercantil indevidamente.

Por intermédio da Resolução 1.338, de 15 de julho de 1987, o Plano Bresser modificou o critério para atualizar o rendimento da poupança. Na mudança, os bancos se apropriaram da diferença dos indexadores.

Entre 1º e 15 de junho de 1987, as cadernetas foram corrigidas pela variação da OTN (Obrigação do Tesouro Nacional), como até então era reajustada. Com o plano, a partir do dia 16, passou a valer a LBC (Letra do Banco Central), que rendia 8,08% menos que a OTN. Entretanto, em vez de aplicar a LBC apenas na segunda quinzena, os bancos a usaram como índice durante todo o mês.

Assembleia com os trabalhadores será realizada em 27 de janeiro, às 18h, no Auditório Azul, da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Ed. Martinelli) para esclarecimentos sobre o andamento processual e deliberações quanto às condições de pagamento.

Quem quiser mais informações, deve comparecer ao plantão do departamento jurídico do Sindicato ou ligar para 3188-5200.


Mariana de Castro Alves – 22/1/2014

seja socio