Pular para o conteúdo principal

Atenção às datas de incrição no Sisu e Prouni

Linha fina
Sistema de Seleção Unificada recebe registros entre 19 e 22 de janeiro e o Programa Universidade para Todos, entre 26 e 29 do mesmo mês
Imagem Destaque

Brasília - As inscrições para a primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas entre 19 e 22 de janeiro e serão feitas exclusivamente pela internet no www.sisu.mec.gov.br. Já para os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), do primeiro semestre de 2015, vai de 26 a 29 de janeiro, também exclusivamente pela internet, via prouniportal.mec.gov.br.

Sisu - Pode participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tirou zero na redação.

Por meio do Sisu, os estudantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. O participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro e a matrícula deverá ser feita nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Não haverá segunda chamada, como ocorreu nas edições anteriores. Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar interesse de 26 de janeiro a 6 de fevereiro, na mesma página da inscrição, somente para o curso correspondente à primeira opção.

Prouni - O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Podem concorrer estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. O candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O resultado da primeira chamada será divulgado no site no dia 2 de fevereiro e o da segunda, dia 19 de fevereiro.


Redação, com informações da Agência Brasil - 5/1/2015

seja socio